Serviço

Campanha oferece teste rápido de prevenção às hepatites virais em Imperatriz

O objetivo é detectar a doença e iniciar o tratamento.

Angra Nascimento / Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
As hepatites são uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por cinco vírus principais.
As hepatites são uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por cinco vírus principais. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - As hepatites virais são doenças silenciosas que podem levar a pessoa à morte e um dado que preocupa as autoridades em saúde é que muitas pessoas nem sabem que estão acometidas. Diante desse cenário, uma campanha realizada em Imperatriz, oferece testes rápidos para detectar a doença e tratamento.

Equipes do Programa de Combate as Hepatites Virais estão realizando atendimentos itinerantes com testes rápidos. Em caso de o resultado ser positivo para a doença, o paciente passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar e tratamento pelo Sistema Único de Saúde, SUS.

O mesmo teste, disponibilizado nos atendimentos itinerantes durante a semana são oferecidos regularmente na sede do programa, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, pela manhã e tarde. Algumas Unidades Básicas de Saúde, UBS, também, disponibilizam os testes.

O que são hepatites virais

As hepatites são uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por cinco vírus principais que são eles: “A”, “B”,”C”,’’D” e “E”. Os mais perigosos e mais frequentes são os vírus “B” e “C” porque podem desencadear cirrose e câncer no fígado.

Em muitos dos casos a pessoa pode ter a doença, mas não manifesta os sintomas mas, quando os sintomas surgem os mais comuns pele e olhos amarelados, febre e cansaço. De acordo com Lusivânia Ubirajara, a pessoa pode passar até 20 anos com a doença sem saber, razão pela qual ela reforça a importância de se fazer a testagem todos os anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.