IMPERATRIZ - As hepatites virais são doenças silenciosas que podem levar a pessoa à morte e um dado que preocupa as autoridades em saúde é que muitas pessoas nem sabem que estão acometidas. Diante desse cenário, uma campanha realizada em Imperatriz, oferece testes rápidos para detectar a doença e tratamento.
Equipes do Programa de Combate as Hepatites Virais estão realizando atendimentos itinerantes com testes rápidos. Em caso de o resultado ser positivo para a doença, o paciente passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar e tratamento pelo Sistema Único de Saúde, SUS.
O mesmo teste, disponibilizado nos atendimentos itinerantes durante a semana são oferecidos regularmente na sede do programa, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, pela manhã e tarde. Algumas Unidades Básicas de Saúde, UBS, também, disponibilizam os testes.
O que são hepatites virais
As hepatites são uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por cinco vírus principais que são eles: “A”, “B”,”C”,’’D” e “E”. Os mais perigosos e mais frequentes são os vírus “B” e “C” porque podem desencadear cirrose e câncer no fígado.
Em muitos dos casos a pessoa pode ter a doença, mas não manifesta os sintomas mas, quando os sintomas surgem os mais comuns pele e olhos amarelados, febre e cansaço. De acordo com Lusivânia Ubirajara, a pessoa pode passar até 20 anos com a doença sem saber, razão pela qual ela reforça a importância de se fazer a testagem todos os anos.
Saiba Mais
- Surto de hepatite em crianças pode ser provocado por vírus comum
- OMS registra 348 casos de hepatite misteriosa em 20 países
- OMS confirma 169 casos de hepatite de origem desconhecida
- Saúde divulga dados atualizados sobre hepatites no Brasil
- Combate à hepatite precisa de US$ 6 bilhões por ano, diz OMS
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.