MARANHÃO – O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) vai oferecer cursos on-line gratuitos para toda a população maranhense por meio da Plataforma Negro Cosme de Cursos Livres.
Inglês, Leitura e Interpretação de Textos, Introdução à Pesquisa, Informática e Matemática são os cinco cursos oferecidos inicialmente. Todos já estão disponíveis no site da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Clique aqui e faça a sua inscrição.
O objetivo é ampliar cada vez mais a quantidade e diversidade dos cursos oferecidos a população. A ferramenta foi criada para democratizar o acesso ao conhecimento a partir de parcerias com as secretarias de estaduais de Igualdade Racial, da Mulher e de Educação, além do Senac, Sebrae, Senai, Fiema e Fapema.
As instituições interessadas em colaborar com o projeto, basta encaminhar ofício para a Secti com o curso que pretende oferecer. A proposta e o conteúdo serão avaliados pelo Iema e disponibilizados na plataforma.
Para efetuar a matricula, os interessados de acessar o site da Secti, clicar no banner da Plataforma Negro Cosme, escolher o curso que quer fazer, efetuar o cadastro e começar a estudar. A carga horária de cada uma das formações é de 60 horas e o acesso pode ser feito a qualquer momento, de qualquer computador.
Todo o processo é on-line e, no final do curso, o estudante receberá o certificado, que será disponibilizado imediatamente após a conclusão do curso no mesmo ambiente virtual que fez as aulas. As vagas são ilimitadas e as inscrições têm caráter de fluxo continuo, isto é, as pessoas podem se inscrever a qualquer momento.
O aluno pode fazer quantos cursos quiser, mas um por vez. Sendo assim, é preciso concluir um curso para se matricular em outro. O nome da plataforma Negro Cosme é uma homenagem a luta do povo negro no Estado do Maranhão. Negro Cosme foi um dos maiores líderes quilombolas do Brasil.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.