Dicas do MEC

Confira as últimas dicas para o Enem e boa sorte

Na reta final da preparação, o Ministério da Educação preparou uma lista com itens de atenção para os candidatos.
Ministério da Educação01/11/2019 às 14h51
Confira as últimas dicas para o Enem e boa sorteO Ministério da Educação (MEC) preparou dicas para os candidatos ficarem atentos já nos locais de provas e no conteúdo cobrado. ( Foto: Juliana.Andrade / EBC)

BRASÍLIA - Agora falta muito pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. A primeira prova neste domingo (3) de outubro, trará as questões de linguagens, ciências humanas e redação. O Ministério da Educação (MEC) preparou dicas para os candidatos ficarem atentos já nos locais de provas e no conteúdo cobrado.

Antes de conferir a lista, porém, uma mensagem que vem direto do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, Alexandre Lopes: “Essa é reta final para dia da prova. Cuide da sua ansiedade, durma e se alimente bem. Concentração e boa sorte para todos os candidatos”.

Confira as dicas para ficar ligado no dia do Enem:

  • antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova;
  • confira seus dados no cartão-resposta e na folha de redação;
  • confira seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta;
  • destaque, com muito cuidado, o cartão-resposta/folha de redação e a folha de rascunho do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.
Durante o primeiro dia de prova o candidato deve ficar atento às seguintes orientações:

  • na prova de Língua Estrangeira, não é permitido trocar a opção (Inglês e Espanhol) que você escolheu na hora da inscrição;
  • lembre-se de tudo o que pode te dar nota zero na redação, como:
fugir do tema proposto;

letra ilegível;

não atender a proposta pedida;

entregar a folha de redação sem nada escrito;

escrever predominante ou integralmente em língua estrangeira;

usar desenhos e outras formas propositais de anulação;

fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo;

apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação.

Vai fazer a prova? Não esqueça: a cor da caneta para realizar a prova é preta e fabricada em material transparente. Além disso, o estudante deve apresentar um documento oficial de identificação. É recomendável levar o cartão de confirmação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.