Nova regra

Benefícios do Fies e Prouni só valem para mesmo curso

Estudantes apenas usufruem do financiamento e da bolsa se forem destinados a um único curso de graduação, na mesma instituição.

<b>Imirante.com</b>, com informações do Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – O Ministério da Educação alterou a regra para estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e da bolsa de desconto do Programa Universidade para Todos (Prouni). Uma portaria normativa que trata dessa mudança foi publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União.

Com a nova regra, o aluno só poderá usufruir dos dois benefícios quando forem referentes ao mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior. Os universitários que estiverem usando o Fies e bolsa Prouni em cursos e instituições diferentes deverão, junto ao Sistema de Informatizado do Fies (Sisfies), efetuar a transferência do financiamento para a bolsa na mesma instituição.

Na renovação do financiamento, que é semestral, o Sisfies vai verificar se a nova portaria já está sendo cumprida, e caso o aluno não tenha feito a transferência, ele perderá o benefício.

O estudante que obtiver bolsa parcial do Prouni, casa seja necessário, poderá alterar a porcentagem do financiamento de forma a adequa-la à bolsa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.