Prova unificada

'Enem dos concursos' terá mais de 6,5 mil vagas em 20 órgãos brasileiros

A previsão é de que o edital do concurso seja publicado em 20 de dezembro e as provas ocorram de forma simultânea até março de 2024 em 180 municípios brasileiros.

Imirante.com, com informações do g1

Atualizada em 02/10/2023 às 06h54
Ao todo, serão 6.590 vagas na primeira edição.
Ao todo, serão 6.590 vagas na primeira edição. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Foi anunciado nesta sexta-feira (29), pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que 20 órgãos vão participar de uma prova unificada do governo federal para a seleção de novos servidores, o chamado 'Enem dos concursos públicos'.

Ao todo, serão 6.590 vagas na primeira edição. A ministra Esther Dweck participou de uma coletiva de imprensa para divulgar os detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado.

No "Diário Oficial da União" desta sexta, foi publicado o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que institui esse novo modelo de concurso.

A previsão é de que o edital do concurso seja publicado em 20 de dezembro e as provas ocorram de forma simultânea até março de 2024 em 180 municípios brasileiros. Veja abaixo:

Confira as instituições que aderiram:

InstituiçõesVagas
FUNAI502
INCRA742
MAPA520
MGI e transversais1480
MS220
MTE900
ANTAQ30
MDIC110
PREVIC40
ANEEL40
ANS35
IBGE895
MJSP130
MCTI296
MINC50
AGU400
MEC70
MDHC40
MPI30
MPO60
TOTAL6.590

Qual é a proposta da 1ª edição?

  • A intenção inicial do Ministério da Gestão com o concurso unificado é preencher as milhares de vagas que estão abertas no serviço público federal neste ano.
  • Os órgãos ainda podem mudar de ideia sobre a adesão ao concurso unificado até a próxima sexta-feira, dia 6 de outubro.
  • Segundo a ministra Esther Dweck, o "Enem dos concursos" também pode vir a se tornar um modelo de seleção periódico, a exemplo do que já acontece com o Enem para o acesso a universidades públicas.
  • Alguns órgãos que têm vagas abertas neste ano, mas não aderiram à prova unificada, já divulgaram ou ainda devem publicar editais.
  • Cargos e carreiras que já previam mais de um critério, como provas de título e cursos de formação, vão continuar sendo feitos por seleção específica.


Como será a inscrição?

Os candidatos poderão concorrer a várias vagas de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, eles deverão optar por um dos blocos temáticos disponíveis.

Depois disso, será necessário indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha. Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.

Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.

O edital do concurso deve ser publicado até o dia 20 de dezembro, segundo o MGI.

Como será a prova?

A prova será aplicada em 180 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia, sendo a primeira formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Após a primeira fase poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.

A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.