Ensino superior

Fies 2023: saiba como realizar a inscrição; prazo termina nesta sexta

A lista de pré-selecionados vai ser divulgada na terça-feira (14).

Portal Brasil 61

Os candidatos devem realizar as inscrições do processo seletivo exclusivamente pela internet.
Os candidatos devem realizar as inscrições do processo seletivo exclusivamente pela internet. (Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM)

BRASÍLIA - As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de financiamento da graduação em cursos pagos de ensino superior, estão abertas e seguem até essa sexta-feira (10).  De acordo com o Ministério da Educação, serão oferecidas 67 mil vagas no primeiro semestre, e um total de 112 mil para este ano.

Os candidatos devem realizar as inscrições do processo seletivo exclusivamente pela internet no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em até três opções de curso de graduação. Pelo portal do Fies, também é possível realizar a consulta dos cursos e vagas disponíveis.

Os interessados que buscam o financiamento devem ter realizado o Enem de 2010 a 2022, com média nas notas igual ou superior a 450, e não podem ter zerado a redação. Os candidatos precisam comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. 

O Fies oferece como vantagens financiamento a juros zero e possibilidade de financiar até 100% do curso. Não existe a necessidade de se preocupar com a dívida durante a graduação.

Segundo o diretor da Valorum Empresarial e Mestre em Administração Financeira, Marcos Sarmento Melo, antes de realizar um financiamento estudantil é necessário ficar atento a alguns pontos.

“A gente conhece mais o Fies, mas existem várias outras linhas de crédito que são oferecidas pelos bancos. É importante sempre planejar, levantar informação sobre seus planos e também sobre as linhas de crédito que existem no mercado para tomar uma melhor decisão. Qual é a taxa de juros? Em quanto tempo você vai poder receber o empréstimo e vai começar a pagar lá no futuro. Se tem garantia ou não. Com informação e planejamento provavelmente vai diminuir muito o risco de se tomar uma decisão errada e ainda por cima conseguir evoluir”, explica.

Estudante do curso de Cinema e Mídias Digitais, Felipe Gomes, viu no Fies a oportunidade de ingressar na universidade financiando 100% o curso.

“Eu decidi optar pelo Fies, pela comodidade de poder pagar o financiamento após concluir o curso. O processo foi bem simples e acredito que seja de extrema importância para auxiliar o acesso às faculdades, para quem ainda não está no mercado de trabalho. 

Os candidatos que conseguiram bolsa parcial (50%) no Programa Universidade para Todos (Prouni) também podem se inscrever no Fies para financiar o restante da mensalidade, desde que se enquadrem nas condições do edital.

Os interessados devem ficar atentos às etapas de classificação e chamadas através do Portal Acesso Único. As classificações no processo seletivo do Fies serão em ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas no Enem. O resultado será divulgado no dia 14 de março. 

Cabe ao interessado ficar atento às convocações por meio da lista de espera, acessando o sistema de inscrição do Fies. O candidato sendo pré-selecionado deve complementar as informações da inscrição.

Para aqueles que não forem selecionados poderão disputar, por meio da lista de espera do Fies, as vagas não preenchidas anteriormente. No Fies, a participação na lista de espera é automática.

 Veja abaixo o passo a passo para se inscrever no programa: 

  • Entre no portal acessounico.mec.gov.br/fies;
  • Clique em fazer a inscrição;
  • Em seguida, efetue o login no portal do gov.br com seu CPF e senha;
  • Após se autenticar com uma conta gov.br ou concluído o cadastro pela primeira vez, você será direcionado automaticamente para o sistema de inscrição do Fies;
  • Confirme seus dados pessoais, como CPF e e-mail e informações socioeconômicas;
  • Preencha os campos com informações de seus familiares, como nome, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal de cada um;
  • Após a confirmação dos dados, escolha uma modalidade de preferência;
  • Em ordem de prioridade, indique em até três opções de cursos, turnos e locais de oferta, como também, Instituições de ensino dentre as disponíveis no referido grupo;
  • Confirme e conclua a inscrição.

 

De acordo com o Ministério da Educação, o Fies é um programa social que concede financiamento a estudantes com renda bruta familiar per capita de até 3 salários mínimos. Ao final do curso, o financiado paga as prestações de acordo com o seu limite de renda, com juros zero. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.