Enem 2022

Veja dicas que podem ajudar com a concentração no dia do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será aplicado no segundo e terceiro domingos de novembro, dias 13 e 20

Portal Brasil 61

Ao todo são 180 questões de múltipla escolha, 45 em cada área do conhecimento.
Ao todo são 180 questões de múltipla escolha, 45 em cada área do conhecimento. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

BRASÍLIA - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado no segundo e terceiro domingos de novembro, dias 13 e 20. O exame é uma das principais formas de ingresso ao ensino superior. O processo é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No dia 13, a prova será de linguagens, códigos, ciências humanas e redação. Já no dia 20, a prova será sobre ciências da natureza e matemática. Ao todo são 180 questões de múltipla escolha, 45 em cada área do conhecimento. No caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.

Serão 3.396.632 participantes, sendo 3.331.566 na modalidade impressa e 65.066 na digital. As duas versões serão aplicadas nos mesmos dias, além de contarem com itens iguais e o mesmo tema de redação.

Lidiane Santiago, estudante de 20 anos, optou por fazer a prova na versão física, pois para ela é mais desgastante ficar muito tempo em frente ao computador, mesmo com a praticidade do preenchimento do gabarito automático. Lidiane conta como tem se preparado para as provas.

“Tenho me preparado por um curso on-line preparatório para o Enem porque para mim, fica mais flexível porque como eu faço faculdade e trabalho ao mesmo tempo, eu optei pelo on-line”, conclui.

A psicopedagoga Talita Santos diz que evitar pensamentos negativos e ficar com os amigos, familiares e pessoas que estimulam a confiança são dicas valiosas durante a preparação para a prova.

“É importante não ficar se forçando a estudar demais nas vésperas da prova. Já é o momento de você dar uma desacelerada. Fazer coisas que te façam relaxar, curtir com os amigos. A gente, às vezes, fica preocupada porque não conseguiu estudar tudo. Mas nem sempre estudar tudo é mais importante. Às vezes vale mais a pena, melhor do que ficar estudando mais e mais nas vésperas da prova”, completa. 

A psicopedagoga diz que se programar para fazer uma respiração profunda, focar no agora e na oportunidade de alcançar o seu sonho são práticas que podem ajudar a manter a concentração no dia da avaliação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.