Banco Central

Consulta de dinheiro 'esquecido' em bancos deve ser liberada nesta segunda

Banco Central promete colocar novo site no ar após grande volume de acessos derrubar site em janeiro.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h21
( Foto: Divulgação)

BRASIL - O Banco Central (BC) deve colocar no ar, nesta segunda-feira (14), um novo site para a consulta ao "dinheiro esquecido" por brasileiros em instituições financeiras, montante que pode chegar a R$ 8 bilhões, segundo estimativas da autoridade monetária nacional. Os valores, em maioria, são referentes a cobranças indevidas ou dinheiro remanescente de contas antigas encerradas, e que não foram sacados pelos donos.

A plataforma Sistema Valores a Receber (SVR) é do Banco Central e vai permitir ao usuário conferir se ele deixou alguma quantia até em contas que ele já fechou.

Para resgatar os valores, será preciso ter uma conta na plataforma Gov.br, que pode ser criada pelo site Acesso (https://sso.acesso.gov.br) ou pelo aplicativo Gov.br. O dinheiro será liberado a partir de 7 de março.

O anúncio da ferramenta de consulta, no fim de janeiro, atraiu uma demanda bem maior do que a esperada. Nas poucas horas em que o Sistema de Valores a Receber (SVR) ficou disponível, houve 8,5 mil pedidos de resgate, totalizando mais de R$ 900 mil, segundo o Banco Central. Mas o site do BC logo saiu do ar por conta do grande volume de acessos. Depois de três semanas com o serviço inoperante, amanhã será possível voltar a fazer a busca, mas agora apenas pela página criada exclusivamente para isso.

O novo sistema traz instruções de como fazer o resgate de valores. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o SVR com o login do serviço Registrato, como ocorreu quando a consulta foi lançada, no mês passado.

Clique aqui e entre no site.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.