Educação

Governo do Japão oferece bolsas de treinamento aos professores locais em faculdades japonesas

A seleção consta de análise de documentos, provas escritas e entrevista em inglês e/ou japonês.

Imirante.com, com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h29
O Consulado do Japão em Belém está recebendo até 15 de fevereiro do corrente ano as inscrições para pleitear as bolsas de estudo .
O Consulado do Japão em Belém está recebendo até 15 de fevereiro do corrente ano as inscrições para pleitear as bolsas de estudo . ( Foto: Divulgação)

BVRASIL - O Governo do Japão oferece anualmente treinamento aos professores e estudantes universitários do mundo inteiro, inclusive do Brasil. O Consulado do Japão em Belém está recebendo até 15 de fevereiro do corrente ano as inscrições para pleitear as bolsas de estudo na modalidade de Treinamento em Educação Escolar voltado aos professores brasileiros de ensino médio e/ou fundamental dos Estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí; e Treinamento em Cultura e Língua Japonesa voltados aos universitários descendentes de japoneses dos mesmos estados, conforme os requisitos básicos a seguir:

Treinamento em Educação Escolar:
1) brasileiro;
2) idade inferior a 35 anos em 1º de abril de 2022;
3) ensino superior ou formação específica completa;
4) experiência didática de mais de cinco anos em escolas de ensino médio e/ou fundamental;
5) conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa.

Língua e Cultura Japonesa:
1) brasileiro;
2) descendente de japonês (nikkei);
3) idade inferior a 30 anos em 1º de abril de 2022;
3) estudante universitário de qualquer área (estudantes do último ano ou com menos de um ano de curso estão excluídos);
4) bom conhecimento da língua japonesa, de no mínimo um ano de estudo, na universidade ou instituição de ensino da língua japonesa (desejável a proficiência do idioma japonês equivalente ao nível N3 ou superior do JLPT - Japanese Language Proficiency Test).

A seleção consta de análise de documentos, provas escritas e entrevista em inglês e/ou japonês e os benefícios da bolsa são: valor mensal que varia entre 143.000 ienes (cerca de R$6.919,00) para professor e 117.000 ienes (aproximadamente R$5.661,00 em jan/2022), passagens aéreas de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares.

Desde 1981 professores e estudantes universitários dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, viajaram para o Japão, e após a conclusão dos referidos cursos retornaram ao Brasil, retornando para as instituições de ensino e colaborando no desenvolvimento educacional em seu estado de origem.
Documentos indispensáveis para inscrição: a) Ficha de inscrição preenchida corretamente em inglês ou japonês, datilografados com 02 fotos 3,5x4,5 cm; b) Diploma e histórico escolar com traduções para o inglês ou japonês; c) Carta de recomendação do diretor com tradução para o inglês ou japonês; d) Projeto de estudo em inglês, entre outros.

A professora Juliana Marques que conheceu o Japão entre outubro de 2011 e março de 2013 explica que teve aulas intensivas de língua japonesa que foram fundamentais aos seus estudos em Educação para Portadores de Necessidades Especiais (visão), o que enriqueceu não apenas o seu currículo mas também os conhecimentos teórico-práticos. Após retornar a Belém, continuou a pesquisa na área e recentemente foi aprovada em concurso publico: “Para minha atividade, a atuação no serviço público é onde eu posso praticar todas as minhas habilidades e oferecer todos os benefícios de uma educação de qualidade”, pontua a professora Juliana.

As universitárias Lucianna Eguchi e Angela Doami também conheceram o Japão entre outubro de 2018 e setembro/agosto de 2019. “Eu recebi a bolsa para a Faculdade de Educação de Kyoto e foi benéfico para mim, pois foi como uma especialização no meu curso de Pedagogia. Fiquei prestigiada por ter conseguido ir para o Japão e estudado de perto as práticas e técnicas abordadas nas escolas do país, juntamente com a profissionalização dos futuros professores.

Recomendo a todos esta bolsa por se tratar de uma oportunidade excelente e privilegiada no seu curso de ensino superior no Japão” explana Lucianna.

“Um ano de intercâmbio, foi o ano que me fez descobrir a minha capacidade fora de Belém. Ano que entendi o que é ser Nikkei (descendente de japonês) e ao mesmo tempo ser estrangeira no Japão. O ano que me conectei com mais de 25 países numa só universidade. O ano que mudou meu conceito sobre o Mundo”, pontua Angela.

Informações, aquisição de formulários de inscrição:
Consulado do Japão em Belém
Site: www.belem.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_de_estudo.html
E-mail: conjabel@bm.mofa.go.jp

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.