SÃO LUÍS – O Ministério da Saúde está apoiando uma pesquisa para determinar a melhor estratégia de introdução de uma vacina contra a dengue no Brasil. Como a doença é responsável por grandes epidemias em nosso país, a possibilidade de ser utilizada uma vacina no futuro poderá ajudar no controle.
O projeto tem o objetivo de determinar a melhor estratégia de introdução de uma vacina de dengue no Brasil. A pesquisa está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de São Paulo em parceria com o Laboratório Hermes (Belo Horizonte). Como parceiro no Estado do Maranhão o projeto conta com o Laboratório Corrêa Mendes.
Para essa pesquisa será necessário a coleta de amostras de sangue em voluntários das faixas etárias de 1 a 20 anos para conhecer a prévia infecção pelo vírus da dengue. Os voluntários que aceitarem participar dessa pesquisa irão ter que preencher um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), no qual declara participar e estar ciente desse projeto.
O Ministério da Saúde vai definir como e onde será a vacinação. Este ano, o número de casos da doença aumentou quase 150% em comparação com 2014.
O anticorpo IGG, que está sendo testado nesse estudo, fica no corpo ao longo da vida da pessoa. O mapeamento é uma das etapas para definir as estratégias de vacinação contra a dengue no país.
Saiba Mais
- Governo promete vistoriar 100% das casas contra Aedes Aegypti
- Combate ao Aedes aegypti no Maranhão terá reforço de mais de 15 mil agentes
- Filipinas: segundo país a aprovar vacina da dengue
- Vacina contra dengue deve ter registro final da Anvisa em breve
- Dengue: veja os cuidados com a casa antes de sair de férias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.