Alimentação

MDS muda critérios do "Plano de Aquisição de Alimentos"

<b>Imirante.com</b>, com informações do Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) definiu novas regras para o financiamento de compra de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade "Compra com doação simultânea". A portaria está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11).

Pela portaria nº 128, o MDS estabelece metas e limites para a compra de alimentos de três grupos de municípios. Inicialmente, para localidades com menos de 15 mil habitantes ou população acima de 500 mil, o financiamento para a compra de alimentos vai, respectivamente, até R$ 90 mil e R$ 3 milhões. Já para municípios entre 15.001 e 500 mil habitantes, o teto de referencia será obtido pela multiplicação do número de habitantes por seis.

Entretanto, os valores podem ser expandidos de acordo com critérios estabelecidos pelo ministério. Quanto maior o número de famílias vinculadas a programas de agricultura familiar, maior o valor que será repassado pelo governo federal. O mesmo vale para o percentual de famílias pobres no município.

Os municípios que desejarem aderir ao programa e suas novas regras, ainda, em 2013 devem preencher cadastro no Plano Operacional do MDS no prazo máximo de até 30 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.