Premiação

Prêmio "Construindo a Igualdade de Gênero" recebe inscrições até 30 de setembro

Planalto, com informações da SPM/PR

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

BRASÍLIA - Gênero, mulheres, feminismos, relações raciais, geração, classe social e sexualidade. Esses são alguns dos temas explorados na 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Podem se inscrever, até 30 de setembro, estudantes do ensino médio, da graduação, mestrado e doutorado e pesquisadores em geral, com redações, artigos científicos e também experiências inovadoras de escolas públicas e privadas.

A iniciativa tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens. Os trabalhos que se destacarem receberão premiações, tais como notebooks e equipamentos de informática (para estudantes de ensino médio), bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ensino pró-equidade premia escolas que promovem ações de enfrentamento à discriminação

Escolas públicas e privadas de ensino médio, com projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, poderão apresentar iniciativas voltadas ao enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual. Será escolhida uma escola por unidade da federação.

Professoras e professores orientadores e as escolas que tiverem estudantes premiados receberão assinatura anual da Revista de Estudos Feministas e dos Cadernos Pagu.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero.

A 8ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, em 2012, contou com 5.139 trabalhos inscritos. Em 2010, foram efetuadas 4.572 inscrições, aumento de 12% no comparativo ao número de participantes da 8º edição.

Todas as categorias terão inscrição somente pelo portal www.igualdadedegenero.cnpq.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.