Sistema de Transporte Público

Consórcio Primor tem 48h para fazer estrutura provisória no Terminal da Interação da Cohama

Houve um acordo judicial entre o consórcio e a Prefeitura de São Luís; Além de montagem da estrutura provisória, o setor privado tem 15 dias para concluir as intervenções necessárias para o funcionamento do local.

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h01

SÃO LUÍS - Em acordo judicial, o Consórcio Primor vai organizar uma estrutura provisória no Terminal de Integração da Cohama nas próximas 48 horas. O telhado do local foi destruído na madrugada do sábado, 20, e foi interditado ainda no sábado pela defesa civil do município.

A sessão de conciliação no Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís teve início às 8h30. O juiz que comandou a audiência foi o titular da Vara, Douglas Martins. Ele fez a proposta de imediato de ser feita uma estrutura provisória para sanar os transtornos dos usuários do transporte coletivo que precisam passar pelo Terminal da Cohama.

Eduardo Braide anunciou, pelas redes sociais, acordo entre Consórcio Primor e Prefeitura de São Luís na Justiça
Eduardo Braide anunciou, pelas redes sociais, acordo entre Consórcio Primor e Prefeitura de São Luís na Justiça

O magistrado fez a proposta diante do laudo feito pela Defesa Civil Estadual, que confirmou os problemas já detectado pela Defesa Civil de São Luís. Com isto, o Consórcio Primor foi citado como o responsável por montar a estrutura provisória enquanto realizada as obras no terminal para a volta do funcionamento completo.

O Consórcio Primor acabou negando o acordo e disse que a Prefeitura de São Luís é que deveria fazer a estrutura provisória. No entanto, o procurador geral do Município, Bruno Duailibe, lembrou que pelo contrato resultante da licitação do Sistema de Transporte Público, cabe ao Consórcio Primor a manutenção do Terminal de Integração da Cohama.

Depois de quase cinco horas de audiência de conciliação, o Consórcio Primor aceitou o acordo de que em 48 horas organizará uma estrutura provisória na rua ao lado do terminal para que os passageiros possam usar o sistema integrado. O acordo foi anunciado pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos) nas redes sociais.

"Acordo firmado agora na Justiça, em ação proposta pela Prefeitura: A empresa concessionária responsável pelo terminal tem 15 dias para fazer as intervenções necessárias e liberar o uso do espaço", disse Braide nas redes sociais.

Laudos

Ainda em 2019, a Prefeitura de São Luís apontou problemas no Terminal de Integração da Cohama. Os apontamentos indicavam a necessidade de manutenção. O fato acabou indo para a Justiça e, em novembro de 2021, o município voltou a apresentar dados que mostravam a necessidade de intervenção no telhado do temrinal.

Por não haver respostas no âmbito administrativo solicitado pela Prefeitura de São Luís, esta entrou com ação na Justiça tentando obrigar o Consórcio Primor a fazer as intervenções necessárias. O pedido de multa feita pela gestão municipal foi de R$ 100 mil diário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.