Mais de 11 mil estudantes que estavam fora das escolas retornam às aulas no Maranhão
Mais de 11 mil crianças e adolescentes que não estavam frequentando as aulas, foram rematriculados nas unidades de ensino no Maranhão.
MARANHÃO - O Maranhão retoma as atividades escolares com o segundo maior índice de jovens que estavam fora das escolas, e foram rematriculados nas unidades de ensino em todo o Nordeste, de acordo com levantamento feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Maranhão aponta índice de 16,6% de retorno dos jovens as redes de ensino.
Ao todo, com dados referentes aos anos de 2020 e 2021, 68.994 crianças e adolescentes do Nordeste que estavam fora das escolas foram matriculados nos últimos dois anos. O Ceará lidera com 21% de seus jovens retomando às atividades escolares, em seguida, os estados de Pernambuco, Bahia, Piauí, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A Unicef aponta as principais razões para a evasão escolar, são jovens em conflito com a lei, com deficiências físicas, intelectuais entre outras que inviabilizam a frequência escolar. E mais de 5 milhões de jovens estavam sem acesso à educação no ano de 2020. A pandemia de Covid-19 também foi um dos motivos apontados que impactaram negativamente o processo de alfabetização de crianças de 6 a 10 anos de idade.
Em levantamento, a Unicef aponta detalhes sobre os índices de escolaridade no mês de novembro de 2020, em que 35,4 milhões de jovens frequentavam a escola, 31,7 milhões recebia atividades escolares, podendo tê-las realizado ou não, 3,7 milhões não recebia atividades escolares e cerca de 1,5 milhão não frequentava a escola.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.