Em São Luís

Covid-19: governo disponibiliza drive-thru de testagem no Rangedor

Serão três tendas de testagem, instaladas no estacionamento do Parque do Rangedor, com capacidade para atender 1.000 pessoas diariamente.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h32
O horário de funcionamento será das 8h30 às 16h.
O horário de funcionamento será das 8h30 às 16h. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que, a partir desta terça-feira (25), volta a funcionar o drive-thru de testagem para a Covid-19 no Parque Estadual do Rangedor, no bairro Calhau, em São Luís.

Leia também:

São Luís vacina contra Covid crianças de 8 anos nesta segunda-feira (24) e de 7 anos na terça (25)

Testagem para pessoas com sintomas será retomada nesta segunda (24) em São Luís

A estratégia integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em combate à pandemia e é coordenada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Serão três tendas de testagem, instaladas no estacionamento do Parque do Rangedor, com capacidade para atender 1.000 pessoas diariamente. O horário de funcionamento será das 8h30 às 16h.

Documento necessários

Para ter acesso ao teste rápido, as pessoas devem apresentar documento com foto e número do cartão do SUS. No ano passado, o sistema de drive-thru para testagem realizou mais de 30 mil atendimentos.

Testagem para pessoas com sintomas em São Luís

A cidade de São Luís retomou, nesta segunda-feira (24), a testagem direcionada a pessoas com sintomas da Covid-19. Os testes serão realizados nos cinco Centros de Atendimento às Síndromes Gripais e, também, nas Unidades de Saúde da capital.

Os atendimentos nos pontos de testagem sinalizados serão feitos todos os dias, no horário das 8h às 17. De acordo com a prefeitura de São Luís, a cidade recebeu um novo lote com mais de 40 mil testes rápidos, que possibilitará a retomada dos atendimentos.

Vacina contra Covid para crianças

Crianças de 7 anos, sem comorbidades ou deficiências, vão receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 nesta terça (25). Foram disponibilizados seis pontos de atendimento de 8h às 18h.

Desde sábado (15), está sendo aplicada a primeira dose em crianças de 5 a 11 anos, que têm comorbidades, são neurodiversos ou têm alguma deficiência. E já na quarta-feira (19) a vacinação pediátrica foi ampliada para crianças sem comorbidades.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), crianças com sintomas gripais ou que testaram positivo para Covid, só poderão se vacinar após quatro semanas. Para receber a dose da vacina, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou outro responsável, levar certidão de nascimento ou RG.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) destaca que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos é um reforço a mais para que a pandemia de Covid-19 possa ser vencida. A secretaria reforça ainda que todos os especialistas médicos destacam a segurança do imunizante e que o benefício da dose pediátrica é maior que qualquer efeito colateral e, por isso, os pais devem levar os filhos a um dos seis postos para tomar a primeira dose.

Pontos de Vacinação

A vacinação contra a Covid-19 de crianças em São Luís ocorre de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, nos seguintes pontos:

- Centro Municipal de Vacinação (CMV) Multicenter Sebrae, localizado no Cohafuma;

- CMV Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga;

- CMV da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Cidade Operária;

- CMV Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no Maracanã - Zona Rural;

- Drive-thru do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo;

- Drive-thru da Universidade Ceuma, no Renascença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.