Primeiro do ano

Caio Henrique nasceu no Maranhão 30 minutos depois da virada de 2022

Ele foi o primeiro bebê nascido na rede estadual, na Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 26/03/2022 às 18h42
Caio Henrique nasceu com pouco mais de 4kg. Foto: Divulgação.
Caio Henrique nasceu com pouco mais de 4kg. Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS – O primeiro maranhense nascido em 2022 na rede estadual de saúde se chama Caio Henrique. Ele veio ao mundo exatamente 0h30 de sábado (1º), com pouco mais de 4kg.

O pequeno Caio nasceu na Maternidade Nossa Senhora da Penha, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís. “É uma mistura de felicidade com sensação de completude”, disse Rebeca Santos Silva, de 28 anos, mãe do garoto.

O bebê Caio Henrique é o segundo filho do casal Rebeca e Fernando Santos Silva. Eles têm outro filho, o Kaleb, de 5 anos. De acordo com a mamãe, a primeira gestação foi aprendizado, enquanto que a segunda caracterizou-se pelo misto de surpresa e emoção.

“Meu primeiro parto foi cesáreo e o segundo foi normal. Enquanto um teve tudo programado, o outro foi completamente diferente, até porque a gente esperava ele só daqui a 10 dias. A sensação é que agora está tudo completo! O meu primeiro filho, Kaleb, sempre dizia que queria um irmão e quando soubemos que estava grávida do Caio, em momento nenhum se afastou, mas mostrou ser um verdadeiro companheiro”, disse Rebeca depois da correria na noite de ano novo.

Estava tudo certo para o casal comemorar o ano novo entre amigos e familiares. Até que, por volta das 20h do dia 31 de dezembro, Rebeca começou a sentir fortes contrações. Às 21h eles tiveram a certeza que a hora havia chegado. Foi quando a peregrinação se iniciou.

Rebeca e Fernando, pais do pequeno Caio Henrique. Foto: Divulgação/Rogério Sousa.
Rebeca e Fernando, pais do pequeno Caio Henrique. Foto: Divulgação/Rogério Sousa.

“Nós estávamos no Maracanã e chovia muito. Não tinha como sair de lá a não ser de Uber. Chegamos na maternidade perto da meia-noite e agora é só alívio e alegria. Deu tudo certo, graças a Deus”, contou Fernando.

O médico obstetra que fez o parto de Rebeca, Warles Melo, contou que fazer o parto é mais que trazer a criança ao mundo, é também cuidar da família no sentido emocional. “Às vezes, a própria paciente fica na dúvida se irá conseguir ou não, ainda mais quando o parto é do tipo normal. Pelo fato de aqui na Penha fazermos o trabalho constante de humanização, buscamos dar apoio emocional e suporte aos familiares para que juntos possamos chegar ao objetivo final que é o nascimento da criança e desfrutar da alegria que é um bebê”, contou.

Além de Caio, outro bebê, uma menina, também nasceu na Maternidade Nossa Senhora da Penha no primeiro dia do ano.

Nomes mais registrados no Maranhão

Apesar de ser um nome comum, Caio Henrique não aparece na lista dos mais registrados no Maranhão em 2021. Mas quem sabe apareça na lista de 2022. Os nomes compostos foram os mais escolhidos pelos pais das crianças. Em 2021, João Miguel, pelo segundo ano consecutivo, teve mais registros entre os meninos: 743. Entre as meninas, Maria Cecília, com 723 registros.

Veja os 10 nomes masculinos mais frequentes em 2021

JOÃO MIGUEL

GAEL

ARTHUR

HEITOR

ENZO GABRIEL

SAMUEL

THEO

MIGUEL

DAVI

JOÃO GUILHERME

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.