Vacina contra Covid

São Luís vai aplicar, nesta terça, dose de reforço da Janssen para pessoas com 65 anos ou mais

Podem tomar a dose de reforço as pessoas que tomaram a vacina há pelo menos dois meses.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h56
As doses estarão disponíveis das 8h às 18h, nos quatro pontos de vacinação de São Luís.
As doses estarão disponíveis das 8h às 18h, nos quatro pontos de vacinação de São Luís. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de São Luís anunciou que as pessoas com 65 anos ou mais que tomaram a vacina da Janssen, contra a Covid-19 em São Luís, podem tomar a segunda dose do imunizante nesta terça (7).

Podem tomar a dose de reforço as pessoas que tomaram a vacina há pelo menos dois meses.

Para se vacinar, basta apresentar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação. As doses estarão disponíveis das 8h às 18h, nos quatro pontos de vacinação de São Luís.

Locais de vacinação

- Centro de Vacinação - Sebrae

- Centro de Vacinação - UFMA

- Centro de Vacinação - IFMA Maracanã

- Drive-thru do Ceuma Renascença

Recomendação da dose de reforço

No último dia 25 de novembro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica em que orientava que os 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen tomem uma dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A recomendação do ministério é que seja utilizado a vacina do mesmo fabricante.

Segundo a nota, a orientação foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses.

Se a dose de reforço, segundo estudos, for aplicada com um intervalo de seis meses, os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana com a imunização da Janssen. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

A nota técnica citou uma pesquisa norte-americana que demonstrou que a dose de reforço, quando aplicada com um intervalo mínimo de dois meses, fornece até 94% de proteção contra a covid-19. Com dose única do imunizante, o índice é de 75%. O estudo também demonstrou que os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes com a dose de reforço.

Os resultados embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) a também recomendar a dose de reforço da Janssen.

No caso de mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.