Baixa renda

Seletivo do IFMA: prazo para solicitar isenção na taxa de inscrição vai até sexta-feira (26)

IFMA lançou edital do seletivo 2022 com 6.705 vagas em cursos técnicos.
Imirante.com, com informações do IFMA22/11/2021 às 06h16
Seletivo do IFMA: prazo para solicitar isenção na taxa de inscrição vai até sexta-feira (26)Provas do seletivo do IFMA serão aplicadas no dia 16 de janeiro de 2022. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Está aberto o prazo para solicitar a isenção da taxa de R$ 30 no seletivo para cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família/Auxílio Brasil, PETI, entre outros) e que seja membro de família de baixa renda. A solicitação pode ser feita até sexta-feira (26).

Já o período para inscrições regulares (aos que não se enquadram no perfil para solicitação de isenção) será aberto de 30 de novembro a 21 de dezembro.

Estão sendo ofertadas 6.705 vagas nos cursos presenciais da educação profissional técnica de nível médio nos 29 campi da instituição. Neste ano, a seleção ocorrerá novamente por meio de provas, que serão aplicadas no dia 16 de janeiro de 2022.

Provas

Em relação aos processos seletivos dos anos anteriores, há novidades no número de questões da prova, que passou de 40 para 30, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. Todo o processo de aplicação das provas vai seguir rigorosamente os protocolos sanitários adotados pelo IFMA em razão da pandemia da Covid-19, a fim de assegurar a integridade da saúde dos participantes.

Em relação às formas de ensino dos cursos ofertados, os candidatos poderão optar por uma das três: integrado, voltados para quem ainda vai cursar as disciplinas regulares do currículo do ensino médio, e ao mesmo tempo receber a formação técnica na área desejada; concomitante, para quem está matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino e pretende apreender paralelamente os conhecimentos técnicos de um curso profissionalizante; e subsequente, destinado a quem já concluiu o ensino médio, mas tem intenção de se formar em uma carreira específica para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Sistema de Cotas

Em cada curso ofertado no seletivo técnico 2022, 50% das vagas serão destinadas a candidatos egressos de escola pública, em atendimento à Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso de alunos tanto nas universidades federais quanto nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. O edital também traz as normas relacionadas às cotas voltadas para os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos no ato da inscrição, sendo a informação confirmada mediante procedimento de heteroidentificação realizado por Comissão de Validação institucionalmente constituída (Resolução Consup/IFMA N° 14/2019). A Resolução Consup/IFMA N° 60/2019 estabelece que, em cada curso, dois e meio por cento (2,5%) das vagas se destinem a candidatos com deficiência que se enquadrem nas condições estabelecidas pelo decreto nº 5.296/2004.

Canais de Comunicação

Este ano os candidatos vão dispor de dois canais de comunicação durante o processo: do próprio IFMA, em seu portal e redes sociais; e a página da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), que presta apoio ao Instituto Federal do Estado e é responsável pela execução das etapas do seletivo.

Dúvidas e informações complementares sobre o seletivo 2022 podem ser encaminhadas ao e-mail acessodiscente@funetec.com.

Leia o edital

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.