Saúde do homem

Maranhão abre campanha Novembro Azul com ampliação de acesso a exames

Objetivo é orientar a população masculina para a importância da prevenção e da detecção precoce de câncer de próstata e pênis.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 26/03/2022 às 19h12
As ações da Campanha Novembro Azul ocorrem simultaneamente em todas as unidades da rede estadual.
As ações da Campanha Novembro Azul ocorrem simultaneamente em todas as unidades da rede estadual. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Começa nesta sexta-feira (5) a Campanha Novembro Azul, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem como objetivo orientar a população masculina para a importância da prevenção e da detecção precoce de câncer de próstata e pênis.

Durante a abertura da campanha, nesta manhã, na Policlínica Diamante, o público masculino tem a oportunidade de realizar o exame Antígeno Prostático Específico (PSA) para diagnóstico do câncer de próstata. O público-alvo corresponde a homens de 45 anos com casos confirmados de câncer de próstata na família e de 50 anos ou mais que precisem fazer o exame preventivo de rotina. Durante a ação, também serão realizados serviços de aferição de pressão e glicemia, além de testagem rápida para ISTs.

As ações da Campanha Novembro Azul ocorrem simultaneamente em todas as unidades da rede estadual de saúde, com ampliação ao acesso a exames e às consultas especializadas em prevenção ao câncer.

Dados

O câncer de próstata permanece como a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. No Maranhão, os números de internações por câncer de próstata e pênis no ano de 2021 são, respectivamente, 555 e 73.

Serviço

O quê: Governo lança Campanha Novembro Azul;
Quando: Sexta-feira (5), às 10h;
Onde: Recepção da Policlínica Diamante, Rua João Luís, nº 01, Bairro Diamante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.