Acordo judicial

Reforma do Hospital da Mulher deve terminar em 90 dias em São Luís

Acordo foi firmado com o Ministério Público Estadual, em audiência de conciliação, na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, nessa quarta-feira (22).

Divulgação / CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Hospital da Mulher, na avenida dos Portugueses, área Itaqui-Bacanga, em São Luís.
Hospital da Mulher, na avenida dos Portugueses, área Itaqui-Bacanga, em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O município São Luís comprometeu-se a concluir em 90 dias a reforma do Hospital da Mulher, localizado na área Itaqui Bacanga. O acordo foi firmado com o Ministério Público Estadual, em audiência de conciliação, na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, nessa quarta-feira (22). O juiz titular da unidade judiciária, Douglas de Melo Martins, homologou o acordo e extinguiu o processo com resolução do mérito.

Pelo acordo, a Prefeitura de São Luís deve finalizar a reforma em 90 dias e o procurador do município juntará, aos autos, relatório detalhado sobre as obras realizadas, no prazo de 100 dias, bem como apresentará concordância do procurador-geral em 30 dias.

Participaram da audiência por videoconferência, presidida pelo juiz Douglas Martins, o promotor de justiça Herberth Costa Figueiredo; o procurador do município Hugo Leonardo Séder Sousa Amaral; e os representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Jorge Eduardo Gomes Nascimento e Priscila Uchoa.

A medida é resultado da ação civil pública ajuizada pelo órgão ministerial para que o município faça a recuperação e manutenção do Hospital da Mulher, realizando as imediatas reformas e adaptações imprescindíveis para um adequado funcionamento em conformidade com as normas sanitárias.

Na ação, o Ministério Público alegou que nas inspeções e reinspeções sanitárias realizadas naquela unidade hospitalar, em janeiro de 2021, pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária Municipal (SVES), fora constatada reincidência de condições inadequadas de funcionamento nos aspectos sanitários na demanda física estrutural, organizacional e de higiene.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.