Bares e restaurantes de São Luís são fiscalizados em ação de cumprimento às normas sanitárias
Objetivo das fiscalizações é impedir o avanço da pandemia de Covid-19 no Estado monitorando o cumprimento das normas pelos estabelecimentos e pessoa.
SÃO LUÍS - Bares e restaurantes de diversos bairros da capital maranhense foram fiscalizados, na noite desse sábado (10), em monitoramento ao cumprimento às normas sanitárias de controle à Covid-19. A fiscalização foi realizada por agentes da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e Polícia Militar do Maranhão (PMMA).
“O nosso trabalho, prioritariamente, é orientar sobre o cumprimento dos protocolos sanitários, dentro do horário determinado pelas normas. Agimos com auto de infração e até interdição, em caso de haver descumprimento das normas. Os proprietários são cientes do que precisam cumprir, dadas as portarias e decretos já emitidos. Primeiro orientamos, essa é nossa prioridade”, reforça a fiscal sanitária Elaine Batista, que integrou a equipe de fiscalização.
Desde o início da pandemia já foram executadas, pela Suvisa, mais de 12 mil fiscalizações. Na lista de empreendimentos mais abordados estão: moda com 2.193 fiscalizações realizadas; bares e restaurantes, com 2.050; e supermercados, com 1.377.
O objetivo das fiscalizações é impedir o avanço da pandemia no estado monitorando o cumprimento das normas pelos estabelecimentos e pessoas, além de garantir a segurança para a população na retomada das atividades econômicas e de lazer. A Suvisa também atua nos demais municípios do estado, auxiliando as secretarias municipais de Saúde nas fiscalizações pelo cumprimento dos protocolos sanitários da Covid-19.
As ações de fiscalização seguem como um dos pilares do Governo do Estado, no enfrentamento à Covid-19 no Maranhão. O serviço, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), atua constantemente na apuração de denúncias de riscos e agravos e na orientação aos estabelecimentos comerciais.
Saiba Mais
- Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024
- Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível
- Moradores do Rio são infectados com nova variante do vírus da Covid-19
- Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste
- Covid-19: InfoGripe alerta para aumento dos casos graves entre crianças pequenas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.