Covid-19: vacinas da Janssen serão distribuídas para 13 municípios do Estado
A SES informou que as doses do imunizante da Janssen serão aplicadas em pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e trabalhadores da educação do ensino básico.
SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (24) o Maranhão recebe o primeiro lote de com mais de 42 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da Janssen. Segundo o governo do Estado, o imunizante será destinado para a capital e outros 12 municípios do Maranhão.
Leia também:
Covid-19: Grande São Luís está com 91,40% dos leitos de UTI ocupados
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a escolha das cidades que vão receber as doses da vacina da Janssen foi definida pela Comissão Intergestores Bipartites (CIB). O imunizante será entregue para São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Pinheiro, Coroatá, Açailândia, Santa Inês e Presidente Dutra.
A SES informou, ainda, que as doses do imunizante da Janssen serão aplicadas em pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e trabalhadores da educação do ensino básico. A determinação segue uma orientação do Ministério da Saúde.
Casos os municípios que receberem o imunizante já tiverem concluído a vacinação deste público-alvo, poderão seguir com a imunização da população geral, por faixa etária e em ordem decrescente, a partir de 59 anos.
A Prefeitura de São Luís informou que só vai divulgar o público-alvo apto a receber as doses da vacina da Janssen e o calendário de vacinação assim que receber as doses do imunizante.
Ainda segundo a prefeitura da capital maranhense, o município ainda não foi informado, pelo governo, a quantidade de doses e a data de entrega na cidade.
Vacina de dose única
O primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina Janssen compradas pelo Ministério da Saúde chegou na terça-feira (22) ao Brasil. A vacina é aplicada em dose única.
As vacinas deste primeiro lote vencem, de acordo com a validade original de três meses, em 27 de junho. Porém, após decisão da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, FDA, de ampliar o prazo para quatro meses, este lote poderá ser usado até agosto.
Saiba Mais
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
- Fiocruz mantém alerta para alta de casos graves de Covid-19
- Fiocruz alerta para aumento de casos de Covid-19 no Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.