Covid-19

Testes de pessoas que tiveram contato com paciente indiano não detectaram nova cepa

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), descartou transmissão local no estado pela variante indiana.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Navio MV Shandong da Zhi. (Foto: Divulgação)
Navio MV Shandong da Zhi. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou, na tarde desta quinta-feira (27), que os testes realizados nas pessoas que tiveram contato com o paciente indiano infectado com a nova cepa não detectaram a variante indiana. O paciente indiano de 54 anos, está internado na UTI com a variante indiana (B.1.617) em São Luís

Da mesma maneira, os exames realizados em funcionários, hospedes e tripulantes indianos que estão hospedados em um hotel da capital marahense não detectaram a cepa indiana.

Ao todo, 147 pessoas que tiveram contato direto e indireto com a variante, foram testadas. Das amostras, seis testaram positivo para a Covid-19. Entretanto, após o sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas, no Pará, elas negativo para a variante indiana, mas foram positivas para a variante P.1, originada em Manaus.

Leia também:

Com alta ocupação de leitos, pacientes da Grande São Luís com Covid-19 podem ser transferidos para outras regiões do Estado

Decreto estadual complementa fiscalização federal no desembarque de navios no Maranhão

Governo do Maranhão afirma que Anvisa autorizou entrada de 38 indianos no Estado

"Exames realizados na equipe do hospital privado que atende o paciente indiano não detectaram qualquer pessoa com a cepa indiana. Assim também no hotel com outros indianos. Assim, reiteramos que não há cepa indiana em transmissão local no Maranhão, no momento", disse o governador em sua rede social.

O Secretário de Saúde do Estado do Maranhão, Carlos Lula, também usou suas redes sociais para anunciar o resultado dos testes.

"Está descartada a suspeita de transmissão local da variante indiana no Maranhão. Foram rastreadas e testadas 147 pessoas, das quais 6 testaram positivo para Covid-19 e tiveram amostras enviadas ao IEC. Após análise, o Instituto detectou a P.1 como variante das amostras", publicou o Carlos Lula.

Reunião para conter a disseminação da Covid-19

Não manhã desta quinta-feira (27) o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), se reuniu com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário maranhense com o objetivo de estabelecer novas ações para conter a disseminação do coronavírus no Maranhão, especificamente na Grande São Luís, e a urgência de abertura de novos leitos para pacientes com a Covid-19.

Reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, em São Luís.
Reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, em São Luís.

Sobre medidas restritivas, a definição foi que não haverá lockdown. “Chegamos a um consenso que, em curto prazo, não há espaço para lockdown. Portanto, não aprovamos essa medida, mas foi debatida. Há objetivos socioeconômicos e as instituições vão analisar sugestões que enviarão ao Governo do Estado, para outros momentos em que tenhamos que reexaminar nossos decretos, como vários estados estão fazendo”, disse o governador. As sugestões de medidas restritivas devem ser enviadas nesta sexta-feira e vão considerar as realidades de cada região.

Flávio Dino reforçou a proibição de ancoramento nos portos maranhenses do navio indiano que está atracado na costa e, também, lembrou do decreto que determina que desembarques sejam comunicados previamente à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Seis pacientes indianos foram submetidos a teste para detectar variante da Covid-19. Os resultados devem ser divulgados ainda nesta quinta-feira. Na sexta-feira (28), haverá coletiva redefinindo as medidas em vigor.

“Estamos, há 15 meses, enfrentando o coronavírus todos os dias. E vamos continuar, mas chegamos a um patamar em que precisamos de ampla colaboração e o saldo positivo é que os poderes estão unidos para fazermos o que precisa ser feito”, declarou o governador.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado na noite dessa quarta-feira, o Maranhão tem 7.990 mortes e 286.945 casos confirmados da Covid-19. Segundo a SES, foram contabilizados 36 óbitos e 1.107 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 95 na Grande Ilha de São Luís, 31 em Imperatriz e 981 nos demais municípios. A taxa de letalidade da doença no Maranhão, por sua vez, está em 2,78%.

Taxa de ocupação

Ainda de acordo com o boletim da SES, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com o novo coronavírus na Grande Ilha está em 97,03%. Isso significa que estão disponíveis apenas oito dos 269 leitos destinados para pacientes de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, além dos casos graves vindos de cidades do interior do estado.

Fiscalização federal no desembarque

Nessa quarta-feira, o governo do Maranhão editou um decreto que traz novas medidas de prevenção e contenção do coronavírus no Estado. Entre os pontos, está a complementação da fiscalização sanitária no desembarque de navios, que é competência legal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do governo federal.

A partir de agora, os desembarques de passageiros e tripulantes de embarcações devem ser comunicados previamente não somente à Anvisa, mas também à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a fim de que sejam tomadas as medidas sanitárias necessárias à prevenção e ao combate à Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.