SÃO LUÍS – O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou uma operação, na manhã desta quinta-feira (27), com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão requeridos pelo órgão ministerial e deferidos pelo Poder Judiciário, contra suspeitos de participação em esquema de de improbidade e construção de postos de combustível no Maranhão. Mandados são cumpridos em Apicum-Açu, Cururupu e São Luís.
De acordo com o MP-MA, na capital maranhense, um dos locais de busca fica na avenida São Sebastião, no bairro Cruzeiro do Anil, onde funciona a Rede de Postos de Combustíveis Guará. Segundo o MP, no galpão do posto, foram encontrados documentos da Prefeitura de Apicum-Açu. Em outro endereço, localizado no Recanto dos Vinhais, funcionava uma Fundação Comunitária de Apicum-Açu.
O MP-MA requereu busca e apreensão em 13 alvos (empresas e residências), além de decretação da prisão temporária como medida imprescindível para a continuidade das investigações. O pedido foi deferido pelo juiz Adriano Lima, da Comarca de Bacuri.
O Inquérito Civil nº 016/2019 foi instaurado no âmbito da Promotoria de Justiça de Bacuri a fim de apurar atos de improbidades administrativas e/ou possíveis ilícitos criminais envolvendo os investigados.
O MP-MA informou que causou estranheza o fato de o investigado ter construído três postos de combustíveis – sendo dois em Apicum-Açu e um em Cururupu tão somente com dinheiro oriundo de eventos.
O empresário apresentou Imposto de Renda declarando renda mensal de apenas R$ 6 mil reais mensais, o que seria incompatível para a construção de três postos de gasolina.
Saiba Mais
- Operação do Gaeco apura indícios de contratações irregulares em São Luís Gonzaga
- "Rachadinha": Umbelino Júnior é alvo de operação do Gaeco
- Operação do Gaeco investiga crimes licitatórios e lavagem de dinheiro em Imperatriz
- Imperatriz: Gaeco faz operação por suposta fraude em licitação
- Homem apontado como líder de grupo criminoso e sobrinho suspeito de homicídio são presos em Timon
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.