Operação Citrus

Operação do Gaeco investiga construção de postos de combustível no Maranhão

Mandados são cumpridos em Apicum-Açu, Cururupu e São Luís.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
MP-MA requereu busca e apreensão em 13 alvos (empresas e residências).
MP-MA requereu busca e apreensão em 13 alvos (empresas e residências). (Foto: Divulgação / MP-MA)

SÃO LUÍS – O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou uma operação, na manhã desta quinta-feira (27), com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão requeridos pelo órgão ministerial e deferidos pelo Poder Judiciário, contra suspeitos de participação em esquema de de improbidade e construção de postos de combustível no Maranhão. Mandados são cumpridos em Apicum-Açu, Cururupu e São Luís.

De acordo com o MP-MA, na capital maranhense, um dos locais de busca fica na avenida São Sebastião, no bairro Cruzeiro do Anil, onde funciona a Rede de Postos de Combustíveis Guará. Segundo o MP, no galpão do posto, foram encontrados documentos da Prefeitura de Apicum-Açu. Em outro endereço, localizado no Recanto dos Vinhais, funcionava uma Fundação Comunitária de Apicum-Açu.

O MP-MA requereu busca e apreensão em 13 alvos (empresas e residências), além de decretação da prisão temporária como medida imprescindível para a continuidade das investigações. O pedido foi deferido pelo juiz Adriano Lima, da Comarca de Bacuri.

O Inquérito Civil nº 016/2019 foi instaurado no âmbito da Promotoria de Justiça de Bacuri a fim de apurar atos de improbidades administrativas e/ou possíveis ilícitos criminais envolvendo os investigados.

O MP-MA informou que causou estranheza o fato de o investigado ter construído três postos de combustíveis – sendo dois em Apicum-Açu e um em Cururupu tão somente com dinheiro oriundo de eventos.
O empresário apresentou Imposto de Renda declarando renda mensal de apenas R$ 6 mil reais mensais, o que seria incompatível para a construção de três postos de gasolina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.