Meteorologia

'Veranico' é a causa do calor intenso em São Luís nos últimos dias, diz especialista

De acordo com o meteorologista Gunter de Azevedo Reschke, o veranico é um período de estiagem dentro da estação chuvosa.

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Sol forte em São Luís na manhã desta quarta-feira (26).
Sol forte em São Luís na manhã desta quarta-feira (26). (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – O forte calor que tem sido sentido por quem está em São Luís nos últimos dias, de acordo com a meteorologia, tem explicação. O fenômeno conhecido como ‘veranico’ é a causa da alta incidência de radiação solar, provocando, consequentemente, dias mais quentes na Grande São Luís, especificamente.

De acordo com Gunter de Azevedo Reschke, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Nugeo-Uema), o centro-norte do Estado ainda está no final da estação chuvosa. Entretanto, a zona de convergência intertropical, que circula pelo Maranhão, dá intervalos, ficando mais acima da Linha do Equador e, por isso, os dias têm mais incidência de radiação solar, menos nebulosidade e praticamente nenhuma chuva neste período, o chamado veranico.

“É o que nós estamos ultrapassando nos últimos três dias. Obviamente, você tem mais energia utilizada para o calor sensível, que é justamente por meio da temperatura do ar. Então, essa sensação térmica vem da maior incidência de veranico. Porém, nós ainda estamos no período chuvoso, que está praticamente no final.

Ainda segundo o meteorologista, os meses de junho e julho são considerados de transição, ou seja, ocorre chuva, só que a tendência é de cada vez a temperatura aumentar um pouco mais. "Além disso, ainda não estamos no período de ventos mais intensos, que se inicia por volta do mês de agosto, quando temos o início da estação seca”, explica Gunter de Azevedo Reschke.

Veranico

De acordo com o meteorologista, o veranico é um período de estiagem dentro da estação chuvosa. Ainda segundo o especialista, os meses de março e abril são os mais chuvosos no Maranhão. Entretanto, Gunter de Azevedo explica que em abril deste ano, o nível de chuva foi bem abaixo da média esperada no Estado, sendo considerado bastante atípico.

“A partir de maio, a tendência das chuvas é de diminuírem, tanto na frequência, quanto na intensidade. Por exemplo, se a gente pegar a média climatológica do mês de abril é de 476mm, já a de maio, começa a cair pra 316mm – apesar de já termos chegado a esse volume. Junho já é 170mm. Julho, 150mm. Então, você vê que a tendência da chuva é de irem diminuindo”, diz o meteorologista.

Previsão do tempo

Em São Luís, para esta quarta-feira (26), a previsão do tempo é de temperatura mínima de 24ºC e máxima de 34º. Já a umidade máxima do ar tem mínima de 51% e máxima de 83%. São esperados 10mm de chuva.

Já nesta quinta-feira (27), a temperatura máxima na capital maranhense é de máxima de 24ºC e mínima de 33ºC. A umidade do ar também terá mínima de 51% e máxima de 83%. São esperados sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. Já à noite o tempo ficará aberto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.