Covid-19

Maranhão inicia distribuição das doses extras de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde

Com as doses extras São Luís deve vacinar 39% da população contra a Covid-19.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
As 300 mil doses começaram aser distribuidas nesta terça-feira (25). (Foto: Ruy Barros/ SES)
As 300 mil doses começaram aser distribuidas nesta terça-feira (25). (Foto: Ruy Barros/ SES)

SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (25) a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição das doses extras de vacinas AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19, na Grande Ilha (São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar).

Leia também:

São Luís terá barreiras de testagem em massa após registro de cepa indiana

SES informa que não há confirmação de transmissão local de variante indiana da Covid-19 no Maranhão

As 300 mil doses do imunizante chegaram ao Maranhão ainda na tarde dessa segunda-feira (24) e foram organizadas pela Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Doses chegaram nessa segunda a capital maranhense. (Foto: Ruy Barros)
Doses chegaram nessa segunda a capital maranhense. (Foto: Ruy Barros)

Ao todo, só a capital São Luís recebeu 210 mil doses da AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde. As doses foram enviadas após a confirmação dos primeiros casos da variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617).

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou o início da distribuição aos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar e destacou a importância de acelerar a imunização.

“Essas doses extras chegaram em um momento muito necessário e importante. E com a agilidade que continuamos implementando na distribuição, poderemos acelerar a imunização para garantir a inclusão de novos públicos do Programa Nacional de Imunizações. Assim que o Maranhão for avançando na imunização, poderemos diminuir a idade do público-alvo”, ressaltou o secretário.

Até a segunda-feira (24), 229.447 mil pessoas já haviam sido vacinadas com a 1ª dose contra a Covid-19 na capital. Com a chegada dos 210 mil novos imunizantes, São Luís terá ao todo, 439.542 mil vacinadas com ao menos uma dose aplicada. O número corresponde a 39% da população estimada da capital, que é de 1.108.975, de acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Prefeitura de São Luís, todo o lote recebido será aplicado em 1ª dose, seguindo uma orientação do Ministério da Saúde. A meta é que 10 mil pessoas sejam vacinadas por dia. Com isso, novos locais de vacinação devem ser abertos ainda nesta semana.

Distribuição na Grande Iha

No total, 210 mil doses ficaram com o município de São Luís, 36 mil com São José de Ribamar, 30,5 mil com Paço do Lumiar e 6 mil com a cidade de Raposa. Além destas, foram separadas doses de reserva técnica e a SES também dará apoio aos municípios com vacinação em pontos estratégicos.

Desde o início da campanha de vacinação, o Estado do Maranhão já recebeu 2.872.260 doses de vacinas contra a Covid-19

Veja lista:

CoronaVac/Butantan: 1.181.740 doses

AstraZeneca/Oxford: 1.630.850 doses

Pfizer/BionTech: 59.670 doses

Vacinação em São Luís

De acordo com a prefeitura de São Luís, a chamada 'vacinação em massa' já começou nesta terça-feira (25) na capital, com a redução de idade do público-alvo. Neste momento, estão sendo vacinadas pessoas com 58 anos sem comorbidades.

Ainda na segunda, foi anunciado a abertura do cadastro para a vacinação de pessoas em geral, a partir de 50 anos. O cadastro deve ser feito pela plataforma Vacina São Luís.

Nova variante

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, na noite do dia 15 de maio, que um homem, de 54 anos, de nacionalidade indiana, foi internado em um hospital da rede privada de São Luís com sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O homem começou a sentir os sintomas da doença em 4 de maio, teve febre e foi encaminhado em um helicóptero para o hospital, por determinação da equipe médica.

Por causa da nacionalidade do paciente, a SES monitorou a possibilidade da presença de uma nova variante do coronavírus entre os infectados, o que foi confirmado na última quinta-feira (20), pelo Instituto Evandro Chagas, de Belém, e anunciado em coletiva de imprensa pelo secretário Carlos Lula.

Navio MV Shandong Da Zhi.(Foto: Reprodução)
Navio MV Shandong Da Zhi.(Foto: Reprodução)

A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por Covid-19 e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.

A SES, em boletim divulgado na noite dessa sexta-feira (21), informou que o indiano, de 54 anos, que está internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital privado de São Luís apresentou piora de quadro clínico.

Covid-19 no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa segunda-feira (24), que o Maranhão tem 7.919 mortes e 284.675 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados 23 óbitos e 374 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo 34 na Grande Ilha de São Luís, 12 em Imperatriz e 328 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,78%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.