Coronavírus

Navio "MV Shandong Da Zhi": 23 tripulantes continuam em quarentena e um segue internado

De acordo com a SES, o tripulante indiano, de 54 anos, que foi o primeiro da embarcação a ser diagnosticado com o vírus, segue internado em um hospital da rede privada de São Luís, ele mantém quadro estável e apresenta melhora clínica.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Com o registro de casos de Covid, a embarcação permanece em alto mar, na área de fundeio, e não atracou no Porto do Itaqui, em São Luís.
Com o registro de casos de Covid, a embarcação permanece em alto mar, na área de fundeio, e não atracou no Porto do Itaqui, em São Luís. (Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS – Nessa quarta-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os 23 tripulantes do navio “MV Shandong Da Zhi” continuam isolados em quarentena. Ainda de acordo com a SES, dois tripulantes apresentam sintomas leves da Covid-19, 12 continuam assintomáticos e os nove, que testaram negativo para a doença, seguem sem apresentar quadro suspeito.

Saiba mais sobre o caso:

Indiano é internado em hospital de São Luís com Covid-19

Após indiano testar positivo para Covid em navio no MA, SES identifica mais dois tripulantes com sintomas da doença

Navio em quarentena no Maranhão tem 15 casos positivos de Covid-19

Dois tripulantes de navio em quarentena no Maranhão recebem alta médica

Três tripulantes do navio já foram internados para se tratar da covid, sendo que dois receberam alta médica na última terça (18) e retornaram à embarcação, enquanto um terceiro tripulante permanece internado. De acordo com a SES, o tripulante, que se trata de um indiano, de 54 anos, e foi o primeiro da embarcação a ser diagnosticado com o vírus, está internado em um hospital da rede privada de São Luís, mantém quadro estável e apresenta melhora clínica, segundo boletim médico.

A SES reforça que mantém o acompanhamento do caso, sob coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Governo Federal, e aguarda o resultado do sequenciamento genômico do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, para identificar se há uma variante da Covid-19 nos tripulantes infectados.

Entenda o caso

A SES informou, na noite do último sábado (15), que um homem de nacionalidade indiana, de 54 anos, foi internado em um hospital da rede privada em São Luís com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). O homem é um dos 24 tripulantes do navio “MV Shandong Da Zhi”, que embarcaram na África do Sul, na Cidade de Cabo. A embarcação foi fretada pela Vale para transportar minério de ferro. Com o registro de casos de Covid, a embarcação permanece em alto mar, na área de fundeio, e não atracou no Porto do Itaqui, em São Luís.

O tripulante indiano começou a sentir os sintomas da doença em 4 de maio, teve febre e foi encaminhado em um helicóptero para o hospital, por determinação da equipe médica.

Por causa da nacionalidade do primeiro teste positivo, a SES está monitorando a possibilidade de uma nova variante do coronavírus entre os infectados. A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por coronavírus e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.