Coletiva

Flávio Dino anuncia vacinação de pessoas em situação de rua e profissionais do transporte contra Covid-19 no Maranhão

De acordo com o governador, vacinação do novo público-alvo começa nesta quarta-feira (19).

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Flávio Dino em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14).
Flávio Dino em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14). (Foto: Reprodução / YouTube)

SÃO LUÍS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em coletiva de imprensa virtual, realizada na manhã desta sexta-feira (14), fez um panorama da pandemia da Covid-19 no Estado e anunciou novas medidas.

Leia também:

Maranhão registra 32 mortes e 1.104 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

Maranhão recebe mais de 287 mil doses de vacinas contra a Covid-19​

De acordo com Flávio Dino, a partir da próxima quarta-feira (19), novos públicos-alvo poderão se vacinar contra a Covid-19 no Maranhão, como pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e portuário, além dos caminhoneiros. Na segunda ou terça-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgará o cronograma por grupo etário e local de vacinação para essas pessoas.

Vacinação no Maranhão

O governador Flávio Dino também fez um balanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado. Segundo ele, o Maranhão já recebeu, até essa quinta-feira (13), 2,36 milhões de doses. Além disso, 1,85 milhão já foi distribuída aos municípios e 1,48 milhão de doses aplicadas. “No mais das vezes, nós fazemos a conta de que o nosso Estado precisa de alto em torno de 10 milhões de doses de vacinas para podermos falarmos da chamada imunidade coletiva”, afirmou Dino.

Ainda segundo o governador, até esta segunda-feira (17), novas doses da vacina D2 da CoronaVac serão entregues para 33 municípios maranhenses que haviam informado falta de imunizantes para aplicação de segunda dose.

Volta às aulas presenciais

Durante a coletiva de imprensa, Flávio Dino também falou sobre o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino do Maranhão. Segundo o governador, as atividades devem ser retomadas em breve, ainda que no formato híbrido (mesclando presencial e remoto). “Nós estamos criando as condições para que isso ocorra. Não há data ainda. Mas faço questão de sublinhar que o processo está oficialmente deflagrado, mediante a orientação que eu passei ao secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, para que ele dialogue com as comunidades escolares”, disse o governador.

São João no Maranhão

De acordo com o governador, as festanças de São João no Maranhão estão definitivamente canceladas este ano em decorrência da Covid-19. Entretanto, segundo Flávio Dino, é possível que haja cortejos para lembrar das principais manifestações culturais do Estado. "Nós estamos vendo na Secretaria de Cultura algumas cenários. Vamos anunciar, claro, agora no mês de maio, de fazer alguma coisa, alguns cortejos, para marcar essas datas que são tão significativas para a identidade do Maranhão", disse o governador.

Medidas em São Luís

Flávio Dino também anunciou a manutenção de algumas medidas restritivas e a flexibilização de outras, em São Luís. Entre as novas medidas, está que pessoas já vacinadas poderão retornar ao trabalho, nos setores público e privado, exceto gestantes.

Seguem vigentes até dia 24 de maio o funcionamento do comércio e indústria de 9h às 21h, bares e restaurantes até às 23h e supermercados das 6h à 0h.

Além dos supermercados, academias, salões, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar com apenas 50% da capacidade total.

Medidas em todo o Estado

Em todo o Maranhão, estão autorizados eventos com até 50 pessoas. Já a partir de segunda-feira, poderão ser realizados, em todo o Estado, eventos com até 100 pessoas.

A partir deste sábado (15), música ao vivo em bares e restaurantes estão autorizadas. A administração pública estadual e igrejas funcionam com 50% da capacidade.

Coronavírus no Maranhão

Segundo último boletim epidemiológico divulgado pela SES, nessa quinta-feira, o Maranhão tem 7.644 mortes e 277.166 casos confirmados da Covid-19. De acordo com a SES, foram contabilizados 32 óbitos e 1.104 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 162 na Grande Ilha de São Luís, 36 em Imperatriz e 906 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,75%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.