Transmissão

Imirante.com transmitirá nesta sexta-feira o Torneio Sesi de Robótica

Transmissão ocorrerá a partir das 17h desta sexta-feira (14).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Torneio busca inspirar os jovens a serem líderes e inovadores em ciência e tecnologia.
Torneio busca inspirar os jovens a serem líderes e inovadores em ciência e tecnologia. (Foto: Divulgação / Sesi)

SÃO LUÍS – Teve início na manhã desta quinta-feira (13), a etapa a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League - Challenge do Maranhão. O Imirante.com transmitiu o primeiro dia do campeonato nesta quinta e vai transmitir, também, nesta sexta-feira (14), a partir das 17h. Assista aqui.

O torneio busca inspirar os jovens a serem líderes e inovadores em ciência e tecnologia, envolvendo-os em programas estimulantes baseados em mentores que desenvolvem habilidades e promovem capacidades de vida completas, incluindo autoconfiança e comunicação, e liderança.

A competição reunirá equipes das escolas Sesi do Maranhão, Sesi Piauí, Sesi Paraíba, SesiI Alagoas e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Devido à pandemia da Covid-19, a competição será realizada remotamente, e seu principal ambiente de avaliação será pela First Reh (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online.

A equipe da Rede Sesi de Educação do Maranhão disponibilizará às equipes competidoras, inscritas no Regional MA, estrutura para gravação e submissão dos rounds nas plataformas oficiais do torneio. Os ambientes serão estruturados nas escolas do Sesi Anna Adelaide Bello (São Luís), Marly Sarney (Imperatriz) e Presidente Médici (Bacabal).

RePLAY

A temporada 2021 tem o tema RePLAY e o objetivo é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde. Deste modo, os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de Inovação. É no Desafio do Robô que vemos a magia dos projetos. As equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 15 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição.

Cada time fará a transmissão e gravação de um round teste e 3 rounds oficiais para completar o máximo de tarefas possíveis durante 2 minutos e 30 segundos.

Para avaliar o Design do Robô, os juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.

Por fim, são verificados os Core Values. Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.