Análise

Edivaldo Jr. deixa o PDT e mexe na disputa pelo Palácio dos Leões

Ex-prefeito de São Luís dá sinais de que pode entra na disputa pelo governo do Maranhão nas eleições de 2022

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Edivaldo Júnior anunciou nesta sexta-feira, 7, sua desfiliação do PDT
Edivaldo Júnior anunciou nesta sexta-feira, 7, sua desfiliação do PDT (Divulgação)

São Luís - As peças do tabuleiro político no Maranhão estão sendo mexidas constantemente com lideranças se organizando para conquistar espaços e assim disputar as eleições de 2022. O mais recente movimento veio do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, que decidiu deixar o PDT e fez o anúncio nesta sexta-feira, 7, após se reunir no dia anterior com o presidente estadual da legenda, senador Weverton Rocha.

A decisão de Edivaldo Júnior mostra que o ex-prefeito tem pretensões de entrar na corrida eleitoral do próximo ano, mas não parece ser para uma disputa proporcional. A saída dele do PDT aponta para uma disputa majoritária.

Se fosse para deputado federal, por exemplo, não haveria necessidade dele deixar os quadros do PDT. Como ex-prefeito do partido, ele poderia conversar e fechar acordos com o presidente da sigla e assim ter seus espaços para disputar.

Mas não demonstra isto. Os passos do agora ex-pedetista apontam que ele quer um partido para chamar de seu e assim ter poder de decisão, negociação, ou seja, ser uma liderança que pode sentar à mesa e definir caminhos e fechar acordos, o que no PDT não seria possível porque quem decide no partido é o senador Weverton Rocha.

Por querer ter este espaço com poder de decisão, fica parecendo que as pretensões de Edivaldo Júnior pode ser um Senado, compor uma chapa como candidato a vice-governador e, por que não, como o próprio candidato ao governo.

Vale lembrar que pela pesquisa Escutec/O Estado, de março deste ano, o ex-prefeito de São Luís aparece em um dos cenários com 13%, percentual que o deixou empatado tecnicamente com Weverton Rocha – que já é pré-candidato ao Palácio dos Leões – que apareceu com 14%.

Resta saber se, tentando se viabilizar para a disputa de governador, Edivaldo Júnior inda permanecerá no grupo do governador Flávio Dino ou se vai ser um nome desligado deste ou de outro grupo político.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.