Região Tocantina

Casa da Mulher Maranhense acolhe e oferece atendimento humanizado

A instituição é a primeira casa no Brasil, fora de uma capital, construída e gerida com recursos estaduais.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
A Casa da Mulher Maranhense fica localizada na Avenida São Sebastião, S/N, bairro Vila Nova em Imperatriz.
A Casa da Mulher Maranhense fica localizada na Avenida São Sebastião, S/N, bairro Vila Nova em Imperatriz. ( Foto: Divulgação)

SÕ LUÍS - A Casa da Mulher Maranhense (CMM), mantida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), é um espaço que dá suporte às vitimas de violência e em situação de vulnerabilidade da região Tocantina.

Inaugurada no segundo semestre de 2020, a instituição, que fica em Imperatriz, integra órgãos da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher. Entre eles, acolhimento, triagem, atendimento Psicossocial, Patrulha Maria da Penha, Delegacia Especializada, Vara Especializada da Mulher, Promotoria, Defensoria Pública, Ministério Público, brinquedoteca para os filhos das vítimas, além de oferecer cursos de capacitação para autonomia econômica.

A Casa da Mulher Maranhense fica localizada na Avenida São Sebastião, S/N, bairro Vila Nova em Imperatriz, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Atendimento humanizado às mulheres

Com base no modelo da Casa da Mulher Brasileira (CMB), onde atualmente existem seis unidades em funcionamento nas capitais, a Casa da Mulher Maranhense, única fora de um capital e mantida com recursos do governo, surgiu com a pretensão de acompanhar o modelo revolucionário de enfrentamento à violência de gênero com atendimento humanizado.

A dinâmica de integrar, ampliar e articular todos os serviços, reforça a importância da instituição reunir diversos atendimentos às vítimas de violência em um único lugar e evita a famosa rota crítica - que é quando a mulher precisa percorrer diversos órgãos públicos para dar prosseguimento à denúncia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.