Coronavírus

Covid-19: Maranhão recebe mais de 10 mil doses da vacina Pfizer

Todas as doses serão destinadas para São Luís e vão ser administradas em 1ª dose.

Imirante.com, com informações da

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Maranhão recebeu o primeiro lote com 10.530 doses da vacina Pfizer/BioNTec contra o novo coronavírus (Covid-19).
Maranhão recebeu o primeiro lote com 10.530 doses da vacina Pfizer/BioNTec contra o novo coronavírus (Covid-19). ( Foto: César Hipólito / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (3) o Maranhão recebeu o primeiro lote com 10.530 doses da vacina Pfizer/BioNTec contra o novo coronavírus (Covid-19). As nove caixas com o imunizante chegaram no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

Leia também:

Vacinação reduz pela metade morte entre idosos com mais de 80 anos

Vacinas da AstraZeneca serão distribuídas em até 48h, diz Queiroga

Todas as doses desse primeiro lote da vacina Pfizer/BioNTec serão destinadas para São Luís e vão ser administradas em 1ª dose. Segundo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), a vacina será aplicada em pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente.

O lote seguiu do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado para a Rede de Frio do Estado, localizada na capital maranhense, onde serão armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Armazenamento

A logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as suas condições de armazenamento, que difere dos demais insumos já adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por causa dessas particularidades, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante se restrinja às 26 capitais brasileiras e ao Distrito Federal, de forma a evitar prejuízos e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.