Gratuita

Testagem para Covid-19 é ampliada para pessoas de 30 a 50 anos em cidades do Maranhão

Estimativa é realizar cerca de dois mil testes diários até o dia 4 de maio em pacientes que apresentem sintomas da doença.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
UPA do Vinhais é uma unidades onde é possível realizar o teste
UPA do Vinhais é uma unidades onde é possível realizar o teste (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Desde o início da semana, pessoas de 30 anos a 50 anos já podem realizar a testagem para detecção da Covid-19 em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São Luís e de outras cinco cidades do Estado. A estimativa é realizar cerca de dois mil testes diários até o dia 4 de maio em pacientes que apresentem sintomas da doença.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, essa iniciativa visa à continuidade do acompanhamento da pandemia no Estado. “Assim como disponibilizamos a testagem via drive-thru para o público de 45 anos ou mais no Parque do Rangedor, agora estaremos realizando, só que dessa vez nas UPAS, a testagem para a detecção da Covid-19 nesse novo público. Nosso objetivo com essa iniciativa é realizar cerca de dois mil testes diários. A testagem segue sendo um dos pilares adotados pelo Governo no enfrentamento à Covid-19”, destaca o secretário Carlos Lula.

Em São Luís, a testagem pode ser realizada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Araçagi, Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Parque Vitória. Já no interior do estado, estarão disponibilizando o serviço a UPA Bernardo Sayão, em Imperatriz, além das UPAs de São João dos Patos, Codó, Coroatá e Timon.

Os pacientes são avaliados em uma triagem e os sintomáticos podem realizar o teste imediatamente. O método utilizado será o RT-PCR, onde o teste é realizado através de amostras coletadas por meio de swab, um cotonete estéril que é inserido no nariz. Esse tipo de teste identifica o vírus no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.

Com sintomas da Covid-19, Helbert Charles, de 43 anos, esteve na UPA do Vinhais depois de uma indicação do seu chefe para fazer a testagem. “Comecei a apresentar febre, dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada. Foi então que, ao ir para o trabalho, me orientaram a vir até aqui”, contou.

A testagem pode ser realizada durante os sete dias da semana, 24 horas por dia. Para atendimento, o paciente deve apresentar RG, comprovante de residência e cartão do SUS em uma das unidades que disponibilizam os testes. A análise dos testes será realizada pelo Laboratório Central do Maranhão (Lacen) e o resultado será enviado por e-mail.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.