Coletiva

Regime de restrições atuais é prorrogado até 2 de maio no Maranhão, informa o governador

Eventos continuam suspensos em todo o Estado, anunciou Flávio Dino nesta sexta-feira (23).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Governador Flávio Dino realizou coletiva nesta sexta-feira (23).
Governador Flávio Dino realizou coletiva nesta sexta-feira (23). (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino informou que vai prorrogar o regime atual de restrições no Maranhão até o dia 2 de maio, que chamou de “regime preventivo”. O anúncio foi feito durante coletiva on-line na manhã desta sexta-feira (23).

Entre as restrições para frear o avanço da pandemia da Covid-19 no Estado, está a suspensão de eventos em todo o Maranhão. Na Ilha de São Luís, os supermercados podem funcionar das 6h e 0h respeitando a lotação de 50% da capacidade. Veja mais:

Estado

- Eventos continuam suspensos;

- Administração pública estadual: 50% da capacidade e revezamento;

- Igrejas: 50% da capacidade.

Ilha de São Luís

- Comércio e indústria entre 9h e 21h;

- Bar e restaurante: até 22h;

- Supermercados: das 6h à 0h;

- Supermercados, academias e salões de beleza: 50% da capacidade;

- Grupo de risco afastado no setor público e privado.

Dino iniciou a coletiva explicando que este é um momento de manter a vigilância. “Temos ainda uma trajetória de ascensão, moderada é verdade, porém em ascensão, não temos uma explosão de casos”, declarou acrescentando que a onda causada pela variante P1 não passou. Dino apontou ainda a hipótese de uma terceira onda, “sobretudo pela lentidão da vacinação”, em alguns países.

A taxa de mortalidade pela Covid-19 no Maranhão está em 983 mortes por milhão, bem abaixo da média nacional que é de 1.798 mortes por milhão. No Estado do Amazonas (taxa mais alta do país), o número chega a 2.921 mortes por milhão.

Vacina contra a Covid-19

O Maranhão atingiu a marca 1 milhão de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19. O governo aproveitou o momento para agradecer os profissionais da Saúde que trabalham na imunização por todo o Estado.

Ele apontou que houve uma melhora na taxa de aplicação das doses nos municípios. O número de cidades maranhenses com taxa de aplicação acima de 70% é de 168. Era 121 no dia 15 de abril. Agora, a batalha é para que a taxa de aplicação nos municípios chegue a 80%

Doses recebidas no Maranhão: 1,5 milhão até 22 de abril

Doses distribuídas: 1,31 milhão

Doses aplicadas: 1 milhão

Na próxima semana, serão entregues novas doses para municípios que aplicaram 75% ou mais. E, na semana seguinte, serão enviadas novas doses para os municípios que aplicaram 80% ou mais.

Leia também:

Maranhão registra mais de 7 mil mortes e 260 mil casos confirmados de Covid-19

Em relação às fiscalizações pelo Estado, a fim de evitar aglomerações e desrespeito às normas sanitárias, já foram registradas 10.065 ações. O governador chamou atenção ainda para as medida de apoio à população, que devem continuar, como o jantar nos Restaurantes Populares a R$ 1, distribuição de máscara e de cestas básicas, e o sorteio do Minha Casa Melhor.

Coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa quinta-feira (22), que o Maranhão tem 7.032 mortes e 260.305 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com a SES, foram contabilizados 41 óbitos e 736 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo 154 na Grande Ilha de São Luís, 33 em Imperatriz e 549 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, registrou alta e está em 2,70%.

Assista à coletiva completa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.