Análise

Mandetta e a estratégia de consolidação de uma terceira via para 2022

Ex-ministro da Saúde concedeu entrevista no Programa Ponto Final da Mirante AM na manhã desta quinta-feira, 22

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Henrique Mandetta quer ser via alternativa nas eleições de 2022
Henrique Mandetta quer ser via alternativa nas eleições de 2022 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-ministro da Saúde do Governo Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, concedeu entrevista no programa Ponto Final, da rádio Mirante AM, na manhã desta qinta-feira, 22.

Na ocasião, ele fez uma série de críticas ao presidente da República pela forma com a qual o Executivo tem conduzido até aqui o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no país.

São Luís - Cotado em pesquisas de intenções de votos para a disputa da Presidência da República em 2022, Mandetta demonstrou disposição para fazer o embate político contra o “ex-chefe”. Apesar de desconversar sobre a possibilidade de disputa presidencial, o ex-ministro não se esquivou de se apresentar como "oposição", mesmo que ainda tímida, ao atual presidente.

O ex-ministro criticou, por exemplo, o fato de o Governo Federal não ter autorizado a compra de doses da vacina em agosto do ano passado, quando a Pfizer ofereceu.

Naquela ocasião já havia uma discussão sobre a compra antecipada ou não de imunizantes. O Governo usa como argumento o fato de a Anvisa ter vetado a vacina naquela ocasião por uma série de fatores técnicos.

Mandetta também criticou Jair Bolsonaro pelo corte do auxílio emergencial. Ele disse que as pessoas estavam passando fome e precisavam de recursos para poder sobreviver.

O ex-ministro também questionou a postura do presidente da República em 2020 em relação às críticas sobre os protocolos sanitários estabelecidos para o enfrentamento à pandemia.

Mandetta disse que Bolsonaro influenciou milhares de pessoas. Muitos, completou, relaxaram nos cuidados básicos - como uso de máscara, por exemplo -, justamente por essa influência, o que resultou no colapso do sistema de saúde de vários estados e municípios.

Ele lamentou a situação do país, criticou a CPI do Senado e não deixou dúvidas quanto ao posicionamento político que deve adotar a partir de então.

Se vai conseguir se transformar numa espécie de terceira via para o pleito eleitoral, só o tempo para responder.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.