Previsão do Tempo

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas intensas no Maranhão

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
(Foto: Neto Cordeiro/Imirante.com)

SÃO LUÍS - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quinta-feira (8), um alerta amarelo para o Oeste Maranhense, Leste Maranhense e Norte Maranhense. O órgão trabalha com quatro níveis de gravidade: nada previsto (verde), perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho).

O alerta prevê chuvas entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia, além de ventos intensos com velocidade de 40 a 60km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.

Em casos de rajadas de vento, o Inmet orienta que não se abrigue embaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o instituto também orienta a não utilizar aparelhos eletrônicos ligados na tomada.

Caso haja necessidade, as pessoas podem obter informações e ajuda junto à Defesa Civil através do telefone 199 ou através do Corpo de Bombeiros através do número 193.

O alerta amarelo significa risco moderado de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em estados com tais áreas de risco.

A previsão do tempo para esta sexta-feira (9) é de sol com muitas nuvens durante o dia e pancadas de chuva a tarde e à noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.