Previsão do tempo

Inmet emite alerta laranja com possibilidade de chuvas intensas no Maranhão

O alerta laranja significa risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Imirante.com01/04/2021 às 16h10
Inmet emite alerta laranja com possibilidade de chuvas intensas no MaranhãoCom isso, há risco de chuvas intensas para algumas regiões do Estado. ( Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quinta-feira (1º), mais um alerta laranja para o estado do Maranhão. O alerta deve permanecer até esta sexta-feira Santa (2).

O órgão trabalha com quatro níveis de gravidade: nada previsto (verde), perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho). O alerta laranja significa risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

Com isso, há risco de chuvas intensas para algumas regiões do Estado. A previsão é que seja registrado um volume de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Há risco de rajadas de vento fortes, que podem variar entre 60 a 100 km/h.

Veja ações recomendadas pelo Inmet:

Evite enfrentar o mau tempo

Observe alteração nas encostas.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Direção e atenção

Os motoristas devem ter cuidado redobrado no trânsito. Além da baixa visibilidade, a aquaplanagem ( que significa a falta de aderência do pneu com a pista) é um grande perigo pois ela faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle do automóvel. A estabilidade de um veículo depende do contato entre os pneus e o solo, portanto, à medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui devido à penetração de ar entre a pista e o veículo.

Confira as dicas

Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.

Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.

Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.

Não fume para evitar o embaçamento do vidro.

Não use as poças d’água para ‘lavar’ seu veículo. Muitos acidentes começam assim.

Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir.

Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.