Para minimizar impactos

Defesa Civil monitora 66 áreas de risco em São Luís e faz trabalho de contingência

Na manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil colocou uma lona em uma encosta no bairro Sacavém.

Divulgação/Semusc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Moradores foram alertados sobre os cuidados a serem tomados, sobretudo quando acontecem as tempestades, intensas e prolongadas, sendo acompanhadas de trovões e relâmpagos. / Foto: Divulgação/Defesa Civil de São Luís.
Moradores foram alertados sobre os cuidados a serem tomados, sobretudo quando acontecem as tempestades, intensas e prolongadas, sendo acompanhadas de trovões e relâmpagos. / Foto: Divulgação/Defesa Civil de São Luís.

SÃO LUÍS - A Defesa Civil de São Luís identificou 66 áreas de risco na capital maranhense, mapeadas no Plano de Contingência 2021 da Prefeitura de São Luís.

Na manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil colocou uma lona em uma encosta no bairro Sacavém, uma das áreas de risco que está sendo monitorada, para evitar deslizamentos de terra.

Veja imagens do local:


[e-s001]

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), na última segunda-feira (15), a Defesa Civil compareceu, nas primeiras horas, ao bairro Alemanha, logo após o deslizamento de parte de uma barreira, ocasionado pelo temporal que atingiu a Grande Ilha.

Saiba mais sobre a forte chuva:

Chuva intensa causa transtornos na Grande São Luís; veja imagens

Alagamento paralisa a Estrada de Ribamar; vídeos mostram a situação em avenidas

Água invade casas durante chuva: "Quando chove, torna a inundar tudo, enche tudo"


A Semusc informou que os agentes tomaram algumas providências, no sentido de minimizar os impactos decorrentes do problema. Os moradores foram alertados sobre os cuidados a serem tomados, sobretudo quando acontecem as tempestades, intensas e prolongadas, sendo acompanhadas de trovões e relâmpagos.

“Importante dizer que nós temos acompanhado, sempre, essas áreas de risco, inclusive, antes do início das chuvas. Nós fizemos o mapeamento completo. E a gente já sabe quais são os locais onde acontecem os problemas com maior frequência. Também fazemos visitas constantes nessas localidades e entramos em contato direto com as comunidades”, explicou o superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexssandro Nogueira.

Ainda de acordo com o superintendente, esse procedimento é fundamental para que os moradores avisem sobre as ocorrências.

Além de intervenções em áreas com deslizamentos de barreiras, a Defesa Civil municipal realiza ainda um mapeamento dos pontos de alagamentos em São Luís, em um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Precauções

O superintendente Alexssandro Nogueira elencou algumas orientações aos moradores, para que estes não corram perigos.

“Quando há saturação do terreno, há desprendimento da encosta. Então, pedimos que o morador fique atento aos deslocamentos desses locais. Se há postes ou árvores, é sempre bom observar se estão inclinando. Caso sim, são sinais de que há movimentação no solo por conta das chuvas. Partindo desse princípio, quando esses indícios se manifestam, a recomendação é que as famílias nos procurem, para que possamos fazer a avaliação técnica”, pontuou o superintendente.

O secretário Marcos Affonso, da Semusc, também reforçou essas recomendações, destacando, por exemplo, que as pessoas que residem perto dos córregos verifiquem a altura da água.

“É importante não jogar lixo nesses locais, não cortar árvores, enfim, essas práticas devem ser evitadas. Durante os temporais é recomendável não sair de casa. Em regiões onde o solo está coberto de água, bueiros abertos representam um perigo. Também pode ocorrer queda de fiação elétrica, que se propaga com facilidade em ambiente aquático”.

A Defesa Civil do Município funciona durante 24 horas. Quem precisar pode entrar em contato com o órgão por meio do telefone 3212-8474.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.