Vacina contra Covid-19

Após vacinar 104 idosos acamados, São Luís aguarda chegada de novas doses

Dez equipes de profissionais aplicaram a vacina em idosos acamados em diversos bairros da capital.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Mais de 100 idosos acamados foram vacinados nesse sábado em São Luís.
Mais de 100 idosos acamados foram vacinados nesse sábado em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Até o fim desse sábado (20), 104 idosos acamados foram vacinados na capital maranhense, segundo informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Luís.

Ao Imirante.com, foi informado ainda que esse idosos que receberam o imunizante ontem já estavam cadastrados na plataforma Vacina São Luís. Dez equipes de profissionais aplicaram a vacina em idosos acamados em diversos bairros da capital. Ao longo da semana, foram vacinados 300 idosos acamados.

O prefeito Eduardo Braide acompanhou a vacinação no bairro João de Deus, durante a manhã desse sábado, e divulgou em seu perfil em rede social:

Leia mais:

Maranhão registra 4.924 mortes e 215.857 casos confirmados de Covid-19

MP-MA já registrou 54 denúncias sobre irregularidades na vacinação da Covid-19 no Estado

Suspensa vacinação contra a Covid-19 no drive-thru da UFMA

Braide cria auxílio emergencial para artistas e agremiações culturais

A vacinação de idosos acima de 75 anos começou dia 28 de janeiro em São Luís. Os idosos que vivem em instituições de acolhimento da capital já receberam as duas doses do imunizante. Idosos em situação de vulnerabilidade social sem condições para fazer o agendamento da vacinação pela internet também estão sendo atendidos nas suas localidades, em trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio da busca ativa a partir da base do CadÚnico.

A assessoria disse que, agora, a prefeitura aguarda a chegada de novas doses de vacina, nos próximos dias, para informar o calendário de vacinação aos demais públicos contra a Covid-19. No total, já foram vacinas até o momento 50.926 pessoas em São Luís, sendo 38.372 referentes à primeira dose e 12.554 pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante.

Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ao Imirante que aguarda manifestação do Ministério da Saúde sobre a atualização da quantidade de doses a serem destinadas ao Maranhão, bem como a definição de público alvo.

Irregularidades

Até a última quinta-feira (18), a Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) já havia registrado 54 denúncias de irregularidades na campanha de vacinação contra a Covid-19. O levantamento foi iniciado no dia 22 de janeiro e inclui outros registros, como consultas jurídicas (19), demandas improcedentes (4) e procedimentos que aguardam mais informações para serem consolidados (24), num total de 101 acessos referentes à vacinação.

Suspensão da vacinação via drive-thu

A Prefeitura de São Luís suspendeu, desde a última quinta (18), a vacinação de idosos pelo sistema drive-thru, que foi montado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A vacinação no local voltará a ficar disponível após a chegada de novas doses do imunizante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.