Covid-19

Profissionais de saúde entre 35 e 39 anos começam a ser vacinados

De quinta-feira (28) a 1º de fevereiro serão feitas as vacinações desses profissionais no Centro Municipal de Vacinação.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
O espaço do Multicenter Sebrae, situado no bairro Cohafuma, em São Luís, foi o local escolhido para abrigar o Centro Municipal de Vacinação.
O espaço do Multicenter Sebrae, situado no bairro Cohafuma, em São Luís, foi o local escolhido para abrigar o Centro Municipal de Vacinação. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (27) a prefeitura anunciou os novos grupos de profissionais de saúde que começarão a ser atendidos no Centro Municipal de Vacinação, dando continuidade ao Plano Municipal de Vacinação. Até essa terça-feira (26), 16.436 pessoas já haviam sido imunizadas na capital maranhense.

Leia também:

Vacina contra a Covid-19: saiba quem pode ser vacinado e o que é necessário

Maranhão registra 4.657 mortes e 205.920 casos confirmados do novo coronavírus

São Luís recebe 15.290 doses da vacina Oxford/AstraZeneca

O espaço do Multicenter Sebrae, situado no bairro Cohafuma, em São Luís, foi o local escolhido para abrigar o Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19 na capital.

De quinta-feira (28) a 1º de fevereiro serão feitas as vacinações de profissionais de saúde com idade entre 35 e 39 anos em São Luís. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Veja o calendário:

Dia 28/01 nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março

Dia 29/01 nascidos nos meses de abril, maio e junho

Dia 30/01 nascidos nos meses de julho, agosto e setembro

Dia 1º/02 nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro

Documentos necessários

Carteira do respectivo conselho ou declaração da unidade onde trabalha (para aqueles que não possuem registro) e RG.

Novas doses de vacina

São Luís recebeu, nessa terça-feira (26), 15.290 doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra o novo coronavírus (Covid-19). As vacinas foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos Estados e estes fizeram a entrega aos municípios. As novas doses são destinadas ao público prioritário, conforme estabelecido pelo Governo Federal.

Com as 15.290 doses da AstraZeneca será possível vacinar imediatamente 15.290 pessoas. Isto porque, nesse caso, a aplicação da segunda dose deve ser feita após três meses. Por isso, o Ministério da Saúde orientou que todo o quantitativo de doses recebido seja aplicado já que há tempo hábil para o envio de um segundo lote de vacinas referente à segunda dose.

Inicialmente, foram vacinados profissionais que atuam na linha de frente do atendimento em saúde (urgência, emergência, UTIs e setores Covid nos hospitais). Na sexta-feira (22) e sábado (23) foi a vez dos profissionais da saúde com mais de 60 anos serem imunizados. Na segunda-feira (25) e terça-feira (26) foram vacinados os profissionais de saúde que tenham entre 40 e 59 anos.

Devido a quantidade reduzida de doses, a campanha tem seguido um cronograma que prioriza a vacinação em profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência.

Os demais grupos devem ser vacinados quando mais doses da vacina forem entregues ao município. Quando isso acontecer, um cronograma será divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.