Cursos técnicos

IFMA informa que ingresso de estudantes em 2021 será por sorteio público; sindicato reage

O IFMA justificou como uma alternativa neste momento pandemia; Diretor do Sinasefe repudiou a decisão.
Imirante.com, com informações do IFMA e Mirante AM27/11/2020 às 09h41
IFMA informa que ingresso de estudantes em 2021 será por sorteio público; sindicato reageIngresso aos cursos técnicos em 2021 será por sorteio, diz IFMA. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) informou nesta semana que o processo seletivo para ingresso aos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio para o ano de 2021 será realizado por meio de sorteio público eletrônico, em edital a ser publicado durante o mês de dezembro.

A decisão do Instituto considera o "momento de excepcionalidade, em função da pandemia da Covid-19, e a necessidade de se buscar uma alternativa que garanta as oportunidades de acesso aos cursos técnicos e que se observe a preservação da saúde de candidatos, colaboradores e servidores, que se impõe de forma premente neste momento".

Neste processo, o estudante é selecionado aleatoriamente por meio de algoritmos e cálculos matemáticos, respeitando todos critérios legais de cota e ampla concorrência.

Segundo o IFMA, todas as possibilidades para execução do processo seletivo de ingresso em 2021 foram avaliadas operacionalmente e juridicamente de modo a garantir o tratamento isonômico e igualdade de condições entre os candidatos. Também foram consideradas as questões orçamentárias decorrentes de gastos com a aquisição de materiais necessários para prevenção da Covid-19, contratação de um número elevado de colaboradores para aplicação das provas e ampliação de espaços para a garantia de segurança sanitária, no caso de um seletivo presencial.

A instituição informou que compreende a necessidade de se ampliar a discussão sobre as formas e possibilidades de acesso aos cursos técnicos para o futuro com a sua comunidade e a sociedade, de forma geral, e informa que está trabalhando na estruturação do Fórum Institucional de Acesso Discente. Este fórum garantirá a participação representativa de todos os campi, tendo como propósito construir uma Política de Acesso Discente ao IFMA que envolva não apenas a forma de acesso, mas que também amplie as perspectivas dos estudantes quanto à permanência e o êxito.

Crítica

O professor Pedro Ribeiro, um dos diretores do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), repudiou a atitude do IFMA sobre a realização de sorteio para o processo seletivo na instituição. “Estamos, na verdade, tentando marcar uma audiência com o reitor. Queremos dialogar, queremos participar do processo. Uma vez que nós entendemos que a atitude não pode ser tomada de forma unilateral, ou seja, de cima para baixo”, afirmou.

Ouça a entrevista concedida nesta manhã na Mirante AM:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.