Grande São Luís deverá ter chuvas mais fortes a partir de dezembro, aponta CPTEC
De acordo com o CPTEC, o aumento de chuvas fortes na região é devido ao início do período de transição entre os períodos seco e chuvoso no Maranhão.
SÃO LUÍS - Há previsão de chuvas mais fortes na Região Metropolitana de São Luís a partir do mês de dezembro deste ano, a informação foi divulgada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
De acordo com o CPTEC, o aumente de chuvas fortes na região é devido ao início do período de transição entre os períodos seco e chuvoso no Maranhão.
Antes de chegar o período de fortes chuvas, a Grande Ilha já deve enfrentar, nos próximos dias, chuva de forma isolada em pequenos pontos da região.
Segundo o meteorologista Hallan Cerqueira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o fim do período seco no Estado está sendo antecipado em cerca de um mês, pois a nebulosidade típica do fim do ano ocorre, geralmente, em dezembro.
"Esse adiantamento é em função do fenômeno La Niña, mexendo com a circulação da atmosfera, fazendo com que esses sistemas atmosféricos que atuam no período de transição dessem uma adiantada", explica o meteorologista.
Nesta quinta-feira (26), a previsão do tempo para São Luís é de 80% de probabilidade de chuva, principalmente durante a noite. A temperatura máxima deve ser de 34º C, enquanto a mínima deve chegar a 26º C.
Mais notícias