Meteorologia

Grande São Luís deverá ter chuvas mais fortes a partir de dezembro, aponta CPTEC

De acordo com o CPTEC, o aumento de chuvas fortes na região é devido ao início do período de transição entre os períodos seco e chuvoso no Maranhão.

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Antes de chegar o período de fortes chuvas, a Grande Ilha já deve enfrentar, nos próximos dias, chuva de forma isolada em pequenos pontos da região.
Antes de chegar o período de fortes chuvas, a Grande Ilha já deve enfrentar, nos próximos dias, chuva de forma isolada em pequenos pontos da região. (Foto: De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS - Há previsão de chuvas mais fortes na Região Metropolitana de São Luís a partir do mês de dezembro deste ano, a informação foi divulgada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o CPTEC, o aumente de chuvas fortes na região é devido ao início do período de transição entre os períodos seco e chuvoso no Maranhão.

Antes de chegar o período de fortes chuvas, a Grande Ilha já deve enfrentar, nos próximos dias, chuva de forma isolada em pequenos pontos da região.

Segundo o meteorologista Hallan Cerqueira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o fim do período seco no Estado está sendo antecipado em cerca de um mês, pois a nebulosidade típica do fim do ano ocorre, geralmente, em dezembro.

"Esse adiantamento é em função do fenômeno La Niña, mexendo com a circulação da atmosfera, fazendo com que esses sistemas atmosféricos que atuam no período de transição dessem uma adiantada", explica o meteorologista.

Nesta quinta-feira (26), a previsão do tempo para São Luís é de 80% de probabilidade de chuva, principalmente durante a noite. A temperatura máxima deve ser de 34º C, enquanto a mínima deve chegar a 26º C.

Veja a matéria completa no G1 MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.