Vida

Hemomar promove ações de incentivo à doação de sangue

Este ano, a campanha tem como tema "Doador, seu braço estendido abraça a vida!", e ocorre até o dia 28 de novembro.

Divulgação / Secap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A semana foi planejada com o objetivo de valorizar os doadores e incentivar novas doações.
A semana foi planejada com o objetivo de valorizar os doadores e incentivar novas doações. (Foto: Laécio Fontenele)

SÃO LUÍS - O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início nessa segunda-feira (23) à Semana Nacional do Doador de Sangue. Este ano, a campanha tem como tema “Doador, seu braço estendido abraça a vida!”, e ocorre até o dia 28. A semana foi planejada com o objetivo de valorizar os doadores e incentivar novas doações.

“Essa semana é de agradecimento às pessoas que doam sangue o ano inteiro, esse ato de solidariedade que salva vidas. Com a pandemia do coronavírus, nosso estoque caiu, foi um ano atípico e tivemos dificuldades. Graças às campanhas de incentivo, o engajamento de instituições e igrejas, estamos passando por esse momento. Então, esta semana o nosso objetivo é destacar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e homenagear os que já doam sangue na unidade”, explicou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.

No dia 25 de novembro, próxima quarta-feira, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em alusão à data, ao longo de toda a semana serão realizadas ações no Hemomar como palestras educativas sobre o assunto, apresentações musicais, dia da beleza e lanches.

O Hemomar é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O diretor administrativo da EMSERH, Will Mesquita, explica que o objetivo nos próximos dias é nivelar o estoque de sangue para o início do ano, por conta da chegada das festas de fim de ano e a retomada de cirurgias eletivas na rede pública do Estado.

“É fundamental destacar que esta semana do doador em novembro não é ao acaso. É uma época que antecede um período de escassez de sangue em toda a rede, e a gente aproveita para agradecer os doadores e convidá-los a retornar ao Hemomar. Nesse período de fim de ano, a demanda por bolsas de sangue costuma aumentar. É uma corrida que nunca termina. E com a retomada dos procedimentos, vamos precisar mais ainda de sangue, porque temos também uma meta com o programa Mais Cirurgias. Estamos de portas abertas para receber os doadores”, ressaltou o diretor.

Durante a abertura da semana, houve um momento solene com a direção da unidade. Eles agradeceram o ato de solidariedade dos doadores e houve o corte do bolo em homenagem a eles.

O servidor público Gabriel Dias Marques, de 26 anos, é um doador frequente. Ele reforça importância e simplicidade do ato. “Doar sangue é um ato de humanidade, é salvar a vida de alguém. Não custa nada. Em menos de meia hora, eu já fui atendido. As pessoas deviam vir mais”, relatou Gabriel.

Já Otávio Pereira Barbosa, 43 anos, doou sangue pela primeira vez nesta segunda-feira (23) e pretende voltar. “É a primeira vez que venho e minha expectativa foi além do que eu pensava. Eu tenho um sangue raro, estava ansioso. Tenho consciência de outras pessoas dependem desse sangue. Isso me chamou a atenção, tocou no meu coração para continuar doando sangue”, explicou o controlador de manutenção.

Dados

No Brasil, menos de 2% da população doa sangue com regularidade segundo dados do Ministério da Saúde, quando o ideal seria pelo menos de 3% a 5% da população brasileira. Pessoas com anemia falciforme, por exemplo, precisam receber transfusões periodicamente. Pacientes acometidos de Covid-19 em longas internações também precisam quando desenvolvem quadro de anemia. Muitas outras condições também levam a esta necessidade, como urgências e emergências (acidentes de carro, AVC, ataques cardíacos).

Os critérios para doação continuam os mesmos, isto é, ter idade entre 16 e 69 anos (se menor de 18 anos precisa estar acompanhado de um responsável); pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde. Vale lembrar que quem teve a Covid-19 pode doar sangue após 30 dias do desaparecimento dos sintomas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.