Outubro Rosa

Antônio Barbosa participa de evento do Grupo Dimensão de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Evento foi realizado no canteiro de obras de um empreendimento da Dimensão Engenharia, situado na capital maranhense.

Publipost / Grupo Dimensão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05

SÃO LUÍS – Outubro é o mês de prevenção e conscientização ao câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que até 2022 sejam diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama. Por isso, é tão importante a prevenção e conscientização das mulheres quanto a doença.

Pensando nisso, o Grupo Dimensão promoveu, na manhã da última sexta-feira (23), no campo de obras de um de seus empreendimentos, em São Luís, um evento voltado à conscientização de seus colaboradores sobre o câncer de mama. Participaram do momento o presidente do Grupo Dimensão, Antônio Barbosa de Alencar, o médico do trabalho do Grupo Dimensão, Dr. Isaac Luz, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, e Márcia Garcês, que enfrenta a batalha contra o câncer de mama e contou sua história de vida e superação.

De acordo com o presidente do Grupo Dimensão, Antônio Barbosa, a preocupação com a saúde dos colaboradores se dá pelo fato de que sem eles nada é possível. “Nós não vamos a lugar nenhum sem os nossos colaboradores. Sabemos que a saúde deles vem em primeiro lugar. Não é só cuidar do câncer, mas é cuidar da vida, do seu dia a dia. O nosso funcionário é o que temos de mais importante na empresa”, disse o presidente do Grupo.

Márcia Garcês, que atualmente é paciente oncológica, levou para a plateia, formada por colaboradores da Dimensão Engenharia, sua história de superação e força na batalha contra o câncer de mama.

A história da Márcia emocionou muita gente e reforçou a importância da prevenção da doença. “Eu faço questão de levar meu testemunho para conscientizar mais e mais pessoas, e para deixar claro que o câncer não espera. Eu sou a prova viva disso. Estou passando por essa situação. Por isso, quero conscientizar as mulheres para que se cuidem, pois o câncer é devastador”, relatou Márcia, que até antes de descobrir a doença trabalhava como caminhoneira.

Amparo médico

O Grupo Dimensão também possui um núcleo de apoio médico para seus colaboradores. Um dos profissionais que fazem parte desse setor, é o médico do trabalho, Dr. Isaac Luz, que também participou do evento, e reforçou a importância da prevenção. Além disso, o médico também explicou as mulheres presentes como o autoexame deve ser feito e quais os sinais para que elas procurem um especialista, caso notem algo diferente na mama. “A gente tem o programa de qualidade de vida que dá o suporte ao colaborador, não só o suporte ocupacional, dentro do ambiente de trabalho, mas a gente busca aumentar a qualidade de vida deles, por meio de consultas, acompanhamento, avaliações e exames”, explicou o médico.

Parcerias

O evento também contou com a participação de Fábio Nahuz, presidente do Sinduscon-MA, que falou da importância de ações como a realizada pelo Grupo Dimensão. Segundo ele, momentos como esse serão incorporados pelo sindicado em canteiros de obras de várias partes do estado. “Esse evento agregou bastante, pois veio falar de um assunto muito importante, que é a prevenção do câncer de mama, já fazendo um preâmbulo para os homens, para que eles levem essas informações aos seus familiares, suas mulheres e divulguem na comunidade”, contou.

Câncer de mama

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo provoca células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Vários são os tipos de câncer de mama, por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas, sendo alguns de desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.

O câncer de mama também pode acometer homens, porém, são raros, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O câncer de mama pode ser tratado gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para todas as pessoas diagnosticadas com a doença.

Eventos como o promovido nessa sexta-feira estão sendo realizados em todas as empresas do Grupo Dimensão, e contam com palestras educativas, depoimentos e distribuição de kits com exames de mamografia a todas as colaboradoras do grupo acima de 40 anos.

Homenagem

Além de participar do evento, demonstrando a preocupação e cuidado com seus colaborares, o presidente do Grupo Dimensão, Antônio Barbosa, foi homenageado pela passagem de seu aniversário que foi na sexta-feira (23), no mesmo dia da ação.

Antônio Barbosa recebeu uma calorosa salva de palmas, com todos cantando parabéns, além de ganhar das mãos de dois dos mais antigos colaboradores uma placa de agradecimento e reconhecimento. “Hoje é meu aniversário, eu poderia estar em qualquer lugar, mas fiz questão de estar hoje aqui com vocês”, disse, emocionado, o presidente do Grupo Dimensão.

Grupo Dimensão

O Grupo Dimensão tem 28 anos e reúne empresas nas áreas de construção civil (Dimensão Engenharia), infraestrutura e logística, indústria e distribuição de aço, indústria de PVC e prestação de serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.