Eleições 2020

Definidas as regras para o debate do Imirante e O Estado com os candidatos a prefeitura de São Luís

O debate será com os sete candidatos que melhor pontuaram na última pesquisa Escutec.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Ao todo, 10 candidatos concorrem a prefeitura da capital maranhense nas eleições de novembro.
Ao todo, 10 candidatos concorrem a prefeitura da capital maranhense nas eleições de novembro. (Arte: Lucas Vieria/G1 MA)

SÃO LUÍS - Foram definidas nesta segunda (19), as regras do primeiro debate do Imirante e O Estado entre os candidatos à prefeito de São Luís. A reunião contou com a presença dos representantes dos sete candidatos que melhor pontuaram na última pesquisa Escutec.

O debate será mediado pelo jornalista Clóvis Cabalau e será dividido em quatro blocos. No 1º bloco, os candidatos responderão as perguntas dos jornalistas do Grupo Mirante. No 2º, farão perguntas entre si, com tema livre. No 3º bloco eles responderão as perguntas da população. Já o 4º e último bloco, será destinado às considerações finais.

A transmissão, que será feita do estúdio da TV Mirante, começa às 20h e poderá ser acessada por meio dos portais Imirante.com e O Estado (oestadoma.com) e pelo YouTube do Imirante.

Regras do Debate

A ordem em que os candidatos farão as perguntas será sorteada em reunião antes do debate, com a presença de representantes de todos os partidos/candidatos participantes.


No bloco 1, cada candidato responderá a 1 (uma) pergunta, elaborada previamente pelos jornalistas do Grupo Mirante, e escolhidas na hora, por meio de sorteio. Ainda no bloco 1, para cada pergunta feita ao candidato, será sorteado um outro candidato que terá 1 minuto para fazer comentário sobre a resposta do candidato que respondeu à pergunta do jornalista.

Em seguida, o candidato que respondeu terá 1 minuto de tréplica. Cada candidato só poderá fazer comentário da resposta de um candidato.

No bloco 2, serão feitas 2 rodadas de perguntas com tema livre. Cada candidato terá direito a fazer 2 (duas) perguntas e só poderá ser escolhido para responder a, no máximo, 2 (duas) perguntas. O tempo de participação dos candidatos será o mesmo no bloco de tema livre: 30 segundos para fazer a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para responder, 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica.

No bloco 3, cada candidato vai responder a duas perguntas enviadas pela população, escolhidas na hora, mediante sorteio. Cada candidato terá 2 minutos para responder a cada pergunta. Os demais não terão direito a réplica – salvo em caso de direito de resposta motivada por acusação ou ofensa.

No quarto bloco, cada candidato terá 2 minutos para considerações finais. A ordem será definida por sorteio.

O debate terá início às 20h. Os candidatos, e seus assessores deverão comparecer ao endereço indicado pela emissora com uma 1h30 de antecedência. O candidato que não comparecer ao local do debate até 1 hora antes de seu início será considerado ausente.

Os candidatos que farão parte do debate são: Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (DEM), Rubens Júnior (PCdoB)*, Bira do Pindaré (PSB), Jeisael Marx (REDE) e Yglésio Moysés (PROS).

Já os candidatos Franklin Douglas (PSOL), Hertz Dias (PSTU) e Sílvio Antonio (PRTB), que não participarão do debate, terão direito a entrevistas no Imirante.com e em O Estado online.

Medidas Sanitárias

Por conta das medidas sanitárias devido a pandemia do Covid, os candidatos poderão levar 1 (um) acompanhante, sendo que somente o candidato terá acesso ao estúdio. Todos os candidatos e assessores farão um teste rápido de Covid. Os testes serão disponibilizados pelo Grupo Mirante e serão aplicados 1 (uma) hora antes do início do debate. O candidato que porventura tiver resultado positivo não poderá participar do debate.

Todos deverão utilizar máscara e somente será permitido ao candidato a retirada da máscara quando for sua vez de perguntar ou responder. No restante do tempo do debate, o candidato deverá permanecer de máscara.

Apenas o mediador e os candidatos ficarão sem máscara no estúdio, respeitando o protocolo de distanciamento mínimo.

*O candidato Rubens Júnior (PCdoB), que havia testado positivo para a Covid-19, fez um novo teste que deu negativo, por isso, ele participará do debate. O candidato, assim como os demais, será submetido a um teste rápido no Grupo Mirante, antes do debate.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.