SÃO LUÍS – Morreu, aos 88 anos, vítima do novo coronavírus, Sálvio Dino, ex-deputado estadual e ex-prefeito de João Lisboa, pai do governador Flávio Dino. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (24), por meio de rede social de Flávio Dino.
Sálvio Dino foi diagnosticado com Covid-19 há algumas semanas e iniciou tratamento hospitalar na cidade de Imperatriz, sendo transferido posteriormente para o Hospital Carlos Macieira em São Luís. O estado de saúde de Sálvio era considerado grave até esse domingo (23).
Veja as postagens no perfil do governador do Estado:
“Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.” Na quinta-feira, eu e meu pai recitamos juntos Gonçalves Dias. Hoje ele morreu, aos 88 anos, vítima de coronavírus.— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) August 24, 2020
Meu pai teve uma longa vida, com muitas lutas. Seu mandato de deputado estadual foi cassado e ele foi preso arbitrariamente pela ditadura militar em 1964, “acusado” de ser comunista. Nos últimos dias deu a derradeira lição: profundo amor pela vida. Lutou com humildade e coragem
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) August 24, 2020
Sálvio Dino nasceu em 5 de junho de 1932 em Grajaú, e era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís.Meu pai tinha muita fé em Deus . A primeira vez que o vi discursar foi em uma reunião no Seminário Santo Antônio, nos anos 70. Eu era bem criança. No nosso último encontro, falamos sobre política, futebol e poesia. Ele agora está no Reino.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) August 24, 2020
Ele iniciou a carreira política com dois mandatos como vereador em São Luís, entre 1954 e 1962, e foi eleito para dois mandatos de deputado estadual na sequência (1963–1968, 1975–1979). Em 1988, após a redemocratização, Sálvio venceu a disputa para a prefeitura de João Lisboa. Depois de ser derrotado na candidatura a deputado estadual em 1994, Sálvio Dino foi eleito para o segundo mandato como prefeito de João Lisboa em 1996. Depois disso, o político perdeu as eleições para prefeito em 2000 e 2004.
Autor de 13 obras literárias, Sálvio Dino era membro da Academia Maranhense de Letras, onde ocupava a cadeira número 32, e deixa três filhos: o governador do Maranhão, Flávio Dino, o vice-procurador-geral eleitoral do Brasil, Nicolao Dino, e o advogado Sálvio Dino Júnior.
O governo do Maranhão divulgou nota pesar em que se solidariza com a família e os amigos de Sálvio Dino. Leia na íntegra:
O Governo do Maranhão lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de João Lisboa, Sálvio Dino, aos 88 anos, vítima de Covid-19.
Sálvio Dino nasceu em 5 de junho de 1932 em Grajaú, e era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Luís.
Homem da literatura, Sálvio Dino ocupava a cadeira número 32 da Academia Maranhense de Letras. Suas obras incluíam poesias, contos, crônicas e relatos históricos e biográficos.
Na vida política, Sálvio Dino foi um grande defensor das instituições democráticas. Foi preso e teve seus direitos políticos cassados pela ditadura militar, em 1964.
O Governo se solidariza em especial com a família e os amigos de Sálvio Dino neste momento de perda e dor.
Saiba Mais
- Corpo de Sálvio Dino é sepultado em cemitério de São Luís
- Ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney lamenta morte de Sálvio Dino
- Prefeito Edivaldo decreta luto de três dias em São Luís pela morte de Sálvio Dino
- José Sarney lamenta a morte de Sálvio Dino e se solidariza com a família
- MP-MA lamenta morte de Sálvio Dino, pai do governador do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.