Maranhão é o Estado que há mais tempo tem taxa de contágio da Covid-19 reduzida
Dados são de levantamento feito pela PUC-Rio e FGV.
SÃO LUÍS - Um levantamento realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o Maranhão é o Estado brasileiro que está há mais tempo com taxa de contágio de coronavírus abaixo de 1. São 62 dias nessa marca, de acordo com o projeto Covid-19 Analytics.
Quando a taxa é superior a 1, cada contaminado transmite a doença para mais de uma pessoa, logo o vírus ainda avança. Quando é abaixo de 1, a tendência é que os novos casos comecem a cair. Afinal, uma pessoa passa a contaminar cada vez menos outras pessoas.
Segundo o estudo da PUC e da FGV, o Maranhão está com taxa 0,95. Entre os Estados com taxa abaixo de 1, o que mais se aproxima do Maranhão em longevidade é o Amapá, com 48 dias. “Agradeço aos nossos profissionais da saúde pública e às pessoas que respeitam as medidas de prevenção. Nada de baixar a guarda! A luta não acabou!”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Coronavírus no Maranhão
O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na noite dessa quarta-feira (19), mostra que o Maranhão tem 140.571 casos confirmados e 3.302 mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Ainda segundo o boletim da SES, 129.160 pessoas no Maranhão estão curadas da doença. De acordo com a SES, 1.504 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no estado e receberam alta, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Mais notícias