Coronavírus

Maranhão é o Estado que há mais tempo tem taxa de contágio da Covid-19 reduzida

Dados são de levantamento feito pela PUC-Rio e FGV.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Rua Grande no Centro de São Luís.
Rua Grande no Centro de São Luís. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Um levantamento realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o Maranhão é o Estado brasileiro que está há mais tempo com taxa de contágio de coronavírus abaixo de 1. São 62 dias nessa marca, de acordo com o projeto Covid-19 Analytics.

Quando a taxa é superior a 1, cada contaminado transmite a doença para mais de uma pessoa, logo o vírus ainda avança. Quando é abaixo de 1, a tendência é que os novos casos comecem a cair. Afinal, uma pessoa passa a contaminar cada vez menos outras pessoas.

Segundo o estudo da PUC e da FGV, o Maranhão está com taxa 0,95. Entre os Estados com taxa abaixo de 1, o que mais se aproxima do Maranhão em longevidade é o Amapá, com 48 dias. “Agradeço aos nossos profissionais da saúde pública e às pessoas que respeitam as medidas de prevenção. Nada de baixar a guarda! A luta não acabou!”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Coronavírus no Maranhão

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na noite dessa quarta-feira (19), mostra que o Maranhão tem 140.571 casos confirmados e 3.302 mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Ainda segundo o boletim da SES, 129.160 pessoas no Maranhão estão curadas da doença. De acordo com a SES, 1.504 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no estado e receberam alta, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.