Covid-19

Maranhão está aderindo a um protocolo com o governo da Rússia de vacina da Covid-19, anuncia Dino

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tem 134.193 casos confirmados e 3.228 mortes pela Covid-19.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Anúncio foi feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (14).
Anúncio foi feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (14). (Foto: Reprodução / YouTube)

SÃO LUÍS – O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), faz um panorama da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e anunciou novas ações de combate no Maranhão, em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (14).

Mais uma vez, Flávio Dino voltou a reforçar a importância do cumprimento dos protocolos sanitários a fim de reduzir o número de infectados pela Covid-19, assim como o de mortos. Segundo ele, os cuidados básicos como o uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento social são indispensáveis. “O coronavírus ainda está entre nós levando vidas, causando sofrimento e, por isso, enfatizo a necessidade de cumprimento das normas sanitárias”, disse o governador.

Vacina

Durante a coletiva, o governador anunciou que o Maranhão está aderindo a um protocolo com o governo da Rússia, ainda de caráter preliminar, tendo em vista a notícia, ainda não validada definitivamente, de que aquele país obteve avanços nas pesquisas da vacina contra a doença. “O governador da Bahia, onde situa o consórcio Nordeste, está à frente representando os nove estados da região”, explicou.

Apresentações musicais

Como já anunciado pelo Governo do Estado, uma nova portaria da Casa Civil, publicada no Diário Oficial do Estado, permite o retorno de atividades musicais em bares e restaurantes a partir deste sábado (15), porém, com uma série de regras obrigatórias.

Segundo a portaria, continuam proibidas as atrações musicais e culturais de médio e grande portes, que promovam aglomeração. Só serão permitidas apresentações com até dois integrantes. Por exemplo: voz e violão; voz e teclado; violão e percussão; etc.

As regras básicas para as outras atividades valem também para os bares e restaurantes com atrações musicais: máscara obrigatória para todos (com exceção do vocalista e do instrumentista de sopro), distanciamento de dois metros, limpeza das mãos e nada de aglomeração.

Aumento de casos em Imperatriz

Em estado de atenção, Imperatriz voltou a registrar aumento no número de ocupação hospitalar provocado pela Covid-19. Segundo Flávio Dino, providências imediatas já foram adotadas. Na manhã desta sexta-feira (14), uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) se deslocou até a cidade da região tocantina.

Flávio Dino informou que está sendo retomada a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Macrorregional de Imperatriz para prevenir uma situação mais grave. “Não significa o retorno a situação anterior, mas precisamos ficar alertas”, disse Flávio Dino sobre a situação em Imperatriz.

O ambulatório do Hospital Macrorregional de Imperatriz, que já havia encerrado as atividades em face da diminuição dos casos, agora também estão sendo retomados os trabalhos voltados à Covid-19.

Coronavírus no Maranhão

O último boletim epidemiológico da SES, divulgado na noite dessa quinta-feira (13), revela que o Maranhão tem 134.193 casos confirmados e 3.228 mortes pela Covid-19.

Ainda segundo o boletim da SES, 123.872 pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com a secretaria, 100 pacientes se recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas no Estado e receberam alta, conforme orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, o Maranhão segue sendo um dos nove estados brasileiros com queda no número de mortes pela Covid-19

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.