Novo coronavírus

Maranhão tem 130.136 casos confirmados e 3.169 mortes por Covid-19

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), somente nas últimas 24 horas, foram registrados 436 casos da doença em todo o Estado.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Foto: reprodução / SES
Foto: reprodução / SES

SÃO LUÍS – Dados do último boletim epidemiológico divulgado, na noite deste domingo (9), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), revela que o Maranhão tem um total de 130.136 casos confirmados e 3.169 mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O boletim da SES mostra ainda que, somente nas últimas 24 horas, foram registrados 436 casos da doença em todo o Estado, sendo 94 na Grande São Ilha – formada pelos municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar –, um em Imperatriz e 341 nas demais regiões do Maranhão. Ainda segundo a SES, a taxa de letalidade da Covid-19 no Estado está em 2,44.

Novos óbitos foram registrados nas cidades de Balsas (1), Barra do Corda (1), Igarapé Grande (1), Itaipava do Grajaú (1), Imperatriz (1), Mirador (1), São Domingos do Maranhão (1), São João dos Patos (1), São Pedro dos Crentes (1), Timon (1), Jenipapo dos Vieiras (2) e São Luís (3).

Ainda segundo a SES, dos novos óbitos, nenhum foi registrado nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semana anteriores, e aguardavam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

Na revisão de dados no sistema, um caso de São José de Ribamar foi remanejado para São Luís, em razão de mudança de domicílio do paciente. Por motivos de duplicidade, houve a exclusão de quatro casos registrados na cidade de Açailândia.

Foto: reprodução / SES
Foto: reprodução / SES

Ocupação de leitos

O boletim da SES revela, também, que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para pacientes com a Covid-19 na Grande Ilha está em 41,45%. Isso significa que dos 152 leitos existentes atualmente, 63 estão ocupados e 89 livres.

Já em Imperatriz, segunda maior cidade do Estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 59,26%. Isso representa 22 leitos livres dos 54 existentes.

Nas demais regiões do Estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com o novo coronavírus está em 31,63%. Isso significa que dos 215 leitos existentes, 68 estão ocupados e 147 livres.

Onde procurar por atendimento?

As pessoas que apresentarem sintomas do novo coronavírus em São Luís podem procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagi. Os profissionais da área da saúde e da segurança pública estão sendo atendidos exclusivamente no Viva da Beira-Mar. Para a população no interior maranhense, os hospitais regionais continuam realizando a coleta para os exames.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.